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Cajamar, Olímpia e Guarujá: o que se sabe sobre os novos aeroportos de SP?

Nas últimas semanas, foram anunciados investimentos em novos aeroportos no estado de São Paulo. Com Guarulhos e Congonhas sobrecarregados, novas alternativas podem ajudar a desafogar esses locais.

Veja a seguir o que se sabe até agora e onde eles ficarão.

Cajamar

Um terreno entre as cidades de Cajamar e Caieiras, a cerca de 40 km da capital paulista, poderá se tornar terceiro aeroporto de grande porte de São Paulo. Ele já foi chamado de Nasp (Novo Aeroporto de São Paulo), e era capitaneado pela concessionária CCR que, em 2023, arquivou a ideia.

Em entrevista à revista Exame, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que está conversando com a empresa e que já montou um grupo de trabalho no ministério para desenvolver o projeto. Anteriormente, o local tinha expectativa de receber voos nacionais e internacionais. A capacidade prevista era de até 50 milhões de passageiros por ano, mais do que o operado atualmente no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que movimentou cerca de 40 milhões de passageiros em 2023.

As pistas do Nasp, conforme planos à época, teriam 3.500 metros de extensão. Isso é maior que aquelas de Congonhas (SP) e do Santos Dumont (RJ), permitindo que o local recebesse o maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380.

Na visão do ministro, o novo aeroporto em Cajamar serviria para transporte de cargas e de passageiros. A região é forte no setor logístico, com vários centros de distribuição, além de ser cortada por rodovia e linha de trem.

Em nota, a CCR descartou a intenção de construir um novo aeroporto em São Paulo, como já havia ocorrido em 2023, mas que poderá colaborar com o governo. Veja o posicionamento da empresa:

"O Grupo CCR tem como estratégia em sua plataforma de aeroportos a execução de um plano de quase R$ 2 bilhões em obras de modernização e melhorias nos 15 aeroportos que compõem os Blocos Sul e Central, sob sua concessão desde março de 2022, e não tem planos de investir na construção de um novo aeroporto em São Paulo.

Entretanto, como possui estudos detalhados sobre o empreendimento, além de um terreno adequado ao projeto, o Grupo está aberto a colaborar com as autoridades setoriais compartilhando conhecimento e informações que possam auxiliar no desenvolvimento desta iniciativa".

Olímpia

Maquete virtual mostra concepção de como deverá ser o aeroporto na cidade de Olímpia, no interior de São Paulo
Maquete virtual mostra concepção de como deverá ser o aeroporto na cidade de Olímpia, no interior de São Paulo Imagem: Divulgação/Prefeitura de Olímpia
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A cidade turística de Olímpia (SP), a cerca de 430 km de distância da capital do estado, também deverá receber um novo aeroporto nos próximos anos. A região é um polo turístico e aquático, e deve abrigar até 2026 o Aeroporto Internacional do Norte Paulista, que será construído pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Um aeroporto de grande porte na cidade encurtaria o tempo de ligação com a cidade de São Paulo, das atuais cinco a sete horas de viagem para apenas uma de avião. A pista do local tem previsão de atingir mais de 2.000 metros de extensão, maior do que a do aeroporto de Congonhas.

O governo federal já destacou um total de R$ 104 milhões do orçamento da União de 2024 para o projeto. O aeroporto ficará a 20 km da cidade, próximo a duas rodovias, segundo informou a prefeitura do município.

Em 2023, a cidade chegou à marca de 4,8 milhões de turistas.

Guarujá

Base Aérea de Santos, localizada no Município de Guarujá (SP). Local será compartilhado com aviões civis
Base Aérea de Santos, localizada no Município de Guarujá (SP). Local será compartilhado com aviões civis Imagem: Facebook/Prefeitura Guarujá
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No final de fevereiro, a Prefeitura do Município de Guarujá anunciou o início da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. Ele ficará na Base Aérea de Santos que, embora tenha esse nome, fica localizada no território da cidade vizinha.

Serão feitas obras no local, como a readequação da pista principal, instalação de sistema de drenagem, reforma de pistas de taxiamento, entre outras. Quando as obras estiverem concluídas, o local poderá receber voos de aeronaves para até 72 passageiros, anunciou a prefeitura.

O projeto também não é novo. Uma das previsões era de que o local já estivesse funcionando em meados de 2019, o que não ocorreu.

Local irá dividir a pista para operações civis e militares. De um lado do aeroporto, ficará a base da Aeronáutica e, do outro, o terminal de passageiros.

Prática é comum no país. Aeroportos como os de Guarulhos (SP), Brasília (DF) e o Campo de Marte, na capital paulista, mantém uma operação mista, com bases e terminais de passageiros localizados na mesma área.

Em 2014, o avião do então candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, tentou pousar no local, mas não conseguiu e caiu em um bairro residencial na cidade vizinha de Santos. Todos a bordo morreram.

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Sorocaba (internacionalização)

Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP): Local será internacionalizado
Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP): Local será internacionalizado Imagem: Rede Voa

Ainda em fevereiro, o Ministério de Portos e Aeroportos deu o aval para a internacionalização do Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, localizado em Sorocaba (SP). O local é administrado pela concessionária Rede Voa, e, no caso, não é um novo aeroporto, mas uma nova forma de operação para um local já consolidado.

Ali ficam diversos centros de manutenção de aeronaves. Empresas como Embraer mantém estações do tipo no local.

A internacionalização pode abrir um novo leque de oportunidades para o local. Sem a necessidade de entrar por outro aeroporto e, depois, voar para o aeroporto de Sorocaba, aviões poderão vir direto do exterior para os centros de manutenção. Ao mesmo tempo, proprietários de aeronaves particulares também poderão ir direto para a cidade sem precisar fazer uma escala em outro local já internacionalizado.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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