Todos a Bordo

Todos a Bordo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Americanas vende jato: Avião brasileiro é o mais vendido e favorito nos EUA

Dando sequência ao seu plano de recuperação judicial, a Americanas concluiu a venda de seu jato, um Embraer Phenom 300.

Quem é o novo dono?

O avião foi transferido para o seu novo dono, o empresário Beto Studart, no final de janeiro. A informação consta no site do Registro Aeronáutico Brasileiro, mantido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil.

Em 2022 o empresário apareceu em um vídeo onde empunhava uma faca com o rosto de e o nome de Bolsonaro gravados. Ao mesmo tempo, declarava apoio à reeleição do ex-presidente (Lula ganhou o pleito daquele ano).

Mais vendido

Detalhes do interior do jato executivo Embraer Phenom 300
Detalhes do interior do jato executivo Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer

O Phenom 300 é o jato leve mais vendido do mundo pelo 12º ano consecutivo. Os dados são da Gama (General Aviation Manufacturers Association - Associação de Fabricantes de Aviação Geral).

Também conquistou pelo quarto ano consecutivo o posto de jato bimotor mais vendido do mundo, segundo comunicado da Embraer a partir de informações da Gama. Apenas no Brasil, são 74 Phenom 300 registrados em situação aeronavegável.

O Phenom 300 custa US$ 12,5 milhões na versão tipicamente equipada (padrão). Concorrentes da mesma categoria, como o Cessna XLS+ custam a partir de US$ 13 milhões, podendo chegar a US$ 16,9 milhões, segundo os sites Business Jet Traveler e Guardian Jet.

Continua após a publicidade

Mais voado

Interior do Embraer Phenom 300 Duet, design em parceria com a Porsche e detalhes do modelo 911 Turbo S
Interior do Embraer Phenom 300 Duet, design em parceria com a Porsche e detalhes do modelo 911 Turbo S Imagem: Divulgação/Embraer

Em 2023, o avião da Embraer foi o mais operado nos Estados Unidos. Os dados são da FAA (Federal Aviation Administration - Administração Federal de Aviação), órgão similar à Anac no Brasil.

Foram 364.290 pousos e decolagens com o Phenom 300 em voos domésticos durante o ano passado. Ele desbancou o lugar que foi dos aviões da família Citation Excel, da Cessna.

Quem opera o modelo?

Empresas de compartilhamento de aeronaves (como Avantto e Prime You) e de táxi aéreo, como Líder, operam o avião. A Igreja Universal do Reino de Deus também é operadora de um Phenom 300.

Continua após a publicidade

A gigante Netjets, empresa do setor de táxi aéreo e de propriedade compartilhada de aeronaves, possui mais de 100 exemplares do Phenom 300. A companhia ainda fechou uma encomenda para 100 unidades extras do modelo, um negócio anunciado em 2021 no valor de US$ 1,2 bilhão.

Até parentes de bin Laden usaram o modelo. Um avião do modelo pertencente à empresa da família do terrorista Osama bin Laden (1957-2011) caiu na Inglaterra em 2015 com alguns de seus parentes, segundo o embaixador saudita no Reino Unido à época.

Luxos

Recorte mostra o interior do jato executivo Embraer Phenom 300
Recorte mostra o interior do jato executivo Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer

Interior personalizado. O comprador pode escolher os detalhes do interior de seu avião conforme o próprio gosto. A fabricante disponibiliza diversas versões de tecidos e costuras, além de estilos diferentes de cores.

Entretenimento e conforto. O avião tem um sistema de controle de iluminação a bordo, além de monitor retrátil. As poltronas têm braços retráteis e apoios, como o de cabeça, ajustáveis.

Continua após a publicidade
Tela do sistema de entretenimento do Embraer Phenom 300
Tela do sistema de entretenimento do Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer

Divã. Entre as configurações, existe a possibilidade de ser colocado um divã de dois lugares a bordo. Ainda é possível esticar uma mesa ampla para refeições ou trabalho durante o voo.

Copa a bordo. No avião há uma estação onde podem ser colocadas bebidas e alimentos para serem consumidos durante o voo.

Detalhes do interior Bossa Nova do Phenom 300, que rendeu prêmio de design à Embraer
Detalhes do interior Bossa Nova do Phenom 300, que rendeu prêmio de design à Embraer Imagem: Embraer

Bagageiro amplo. O compartimento de bagagem do avião comporta seis malas grandes, seis malas de mão, quatro bolsas menores, além de equipamentos de esqui e de golfe de uma única vez. Seu volume é de 2.400 litros, três vezes maior do que o de um carro como o Mitsubishi Outlander.

Pressurização. A pressurização do Phenom 300E reproduz uma altitude de 1.820 m, similar à da cidade de Campos do Jordão (SP), que fica 1.639 metros acima do nível do mar. Aviões comerciais de grande porte reproduzem uma altitude de cerca de 2,4 km de altitude. Quanto mais próximo do nível do mar, melhor a sensação na cabine de voo e menos cansaço é gerado.

Continua após a publicidade

Distância. Com o Phenom 300E, é possível viajar de São Paulo a Santiago, no Chile, ou a Manaus (AM) sem escala. Ainda é possível chegar do Brasil (partindo do Nordeste) à Europa (Portugal e Espanha) fazendo apenas uma escala.

Detalhes do interior Bossa Nova do Phenom 300, que rendeu prêmio de design à Embraer
Detalhes do interior Bossa Nova do Phenom 300, que rendeu prêmio de design à Embraer Imagem: Embraer

Ficha Técnica

Modelo: Phenom 300
Fabricante: Embraer
Velocidade máxima de cruzeiro: 859 km/h
Tamanho de pista para decolagem: 978 metros (Com o peso máximo) ou 674 metros (com cinco ocupantes a bordo)
Altura: 5,1 metros
Comprimento: 15,6 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 15,9 metros
Altura interior da cabine: 1,5 metro
Largura da cabine: 1,55 metro
Comprimento da cabine: 5,23 metros
Tamanho do bagageiro: 2.400 litros
Capacidade: Até 10 passageiros
Altitude máxima de voo: 13,7 km de altitude
Autonomia: Até 3.723 km de distância (levando cinco pessoas a bordo)
Preço: US$ 12,5 milhões

Detalhes do interior do jato executivo Embraer Phenom 300
Detalhes do interior do jato executivo Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer
Interior do jato executivo Embraer Phenom 300
Interior do jato executivo Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer
Continua após a publicidade
Porsche 911 Turbo S e Embraer Phenom 300: Edição limitada Duet
Porsche 911 Turbo S e Embraer Phenom 300: Edição limitada Duet Imagem: Divulgação/Embraer
Embraer Phenom 300: Jato tem versão adaptada para resgate aeromédico, podendo levar duas macas no interior
Embraer Phenom 300: Jato tem versão adaptada para resgate aeromédico, podendo levar duas macas no interior Imagem: Divulgação/Embraer

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes