Incêndio nos EUA: Conheça avião militar enviado para combater o fogo
O governo norte-americano decidiu enviar reforços aéreos, por meio da Guarda Aérea Nacional, para controlar o incêndio de grandes proporções que está atingindo Los Angeles, nos EUA, neste começo de ano. Diversas áreas ficaram completamente devastadas.
Além de dez helicópteros, estão sendo usados aviões C-130 Hercules com sistemas de combate a incêndio.
O sistema
As aeronaves Hercules, naturalmente usadas para transporte de cargas e tropas, são adaptadas com mecanismos especiais para combate a incêndio. Eles são chamados de Maffs (Modular Airborne FireFighting System, ou Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios), que podem ser inseridos nas aeronaves para lançar água e retardante de chamas sobre o fogo.
Em apenas 10 segundos, o Maffs do Hercules consegue dispensar mais de 11 mil litros de água com retardante de chamas em uma linha de aproximadamente 400 metros.
Nos EUA, diversos órgãos públicos operam distintos modelos de aeronaves, e algumas delas podem ser adaptadas com esse sistema. Inclusive, é comum ocorrer o empréstimo entre as diversas agências governamentais para suprir demandas mais elevadas, como as que estão acontecendo neste momento.
Eles podem ser instalados rapidamente nos aviões, sem que precisem passar por grandes adaptações. Em algumas horas e com poucos profissionais, um avião pode ser transformado em uma aeronave-tanque para combate a incêndio.
Água laranja?
Em diversas imagens, é possível observar esses aviões lançando um líquido alaranjado sobre os focos de incêndio. Essa é uma mistura de água com retardante, que impede o avanço das chamas.
Esse aditivo cria uma camada sobre o material combustível, evitando que o oxigênio chegue até ele, o que alimentaria o fogo.
Ao mesmo tempo, seus vapores não são inflamáveis, e ajudam a diluir a concentração dos gases que se incendeiam no ar.
Após cada lançamento, o avião retorna ao solo e é reabastecido para uma próxima etapa.
Helicópteros também ajudam
Ainda foram enviados ao menos dez helicópteros da Marinha dos EUA dotados de coletores de água. Esse sistema tem menor capacidade que o dos aviões, e podem lançar água em pontos mais concentrados, além de serem reabastecidos mais rapidamente, como em piscinas ou em lagos e rios.
Nesse caso, alguns modelos podem levar a água em um cesto externo ou em um reservatório interno. No primeiro caso, a aeronave é adaptada mais rapidamente, e ele pode ser usado com vários modelos. Já no segundo, o helicóptero passa por uma adaptação para conseguir realizar a tarefa, mas sua capacidade de carga é maior.
Além dessas aeronaves militares, outras civis também estão sendo utilizadas, como as da Coulson Aviation (empresa privada de combate aéreo a incêndios), que possui um Boeing 737 com tanques para levar água e retardante, ou o Super Scooper, que faz um rasante sobre corpos de água para coletar a água, sem ser necessário fazer uma parada para reabastecimento.
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