Acidente em Ubatuba: pista de aeroporto é mesmo pequena? Dá para pousar?
Após o acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba (SP), o tamanho da pista do aeroporto foi questionado por diversos internautas. Naquele momento, um avião Cessna Citation 525 CJ1 não conseguiu parar na pista durante o pouso e acabou saindo do aeroporto, parando na areia da praia.
Nas redes sociais e por e-mail, algumas pessoas começaram a questionar se a pista, que tem 940 metros de comprimento, seria suficiente para pousar em segurança (sim, é suficiente). Outras perguntaram se o avião seria capaz de parar antes do fim da pista devido ao seu tamanho.
Essa reportagem tem o objetivo de explicar os fatores levados em consideração ao se determinar o tamanho da pista de um aeroporto e de quais aviões irão operar nele, e não de especular possíveis causas do acidente. O acidente será investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado à FAB (Força Aérea Brasileira).
Comprimento da pista
Antes de tudo, é preciso explicar que o tamanho da pista de um aeroporto é desenhado de acordo com a operação e as condições do local. Obviamente, em locais com pistas menores, não é permitido que jatos de grande porte pousem.
De acordo com Jorge Eduardo Leal Medeiros, engenheiro aeronáutico e professor da USP (Universidade de São Paulo), o comprimento da pista é que define como será a operação no local. Ele lembra que, na década de 1960, o avião Douglas DC-3, com capacidade para 21 passageiros na versão comercial, chegou a voar regularmente para Ubatuba.
"O DC-3 não era um avião pequeno [tinha 29 metros de ponta a ponta da asa] e operava com segurança naquele aeroporto", diz Leal.
O engenheiro ainda afirma que o tamanho da pista não é determinante para a segurança. Segundo a OACI (Organização da Aviação Civil Internacional, agência ligada às Nações Unidas), não há um comprimento mínimo a ser considerado para uma pista de um aeroporto internacional, inclusive, com locais com menos de 800 metros de distância de ponta a ponta, afirma Leal.
Restrição
A pista do aeroporto de Ubatuba possui uma restrição de operação em parte de seu comprimento. São 380 metros que não podem ser utilizados dependendo da operação a ser realizada em decorrência do relevo da região e de outros obstáculos próximos à cabeceira da pista.
Quem decola com sentido ao mar, pode usar a extensão total da pista, que é de 940 metros. Entretanto, quem vai pousar neste mesmo sentido, não pode usar os 380 metros iniciais, restando apenas 560 metros, aproximadamente, para parar a aeronave.
Essa restrição também se aplica a quem vai quem vai decolar com o avião direcionado para o continente, tendo de sair do chão em apenas 560 metros.
Mesmo com essas restrições, cada piloto adequa seu voo às restrições impostas pelo local. Em 2021, a Azul Conecta operou voos regulares entre os aeroportos de Congonhas e o de Ubatuba, utilizando a aeronave Cessna Caravan com capacidade para até nove passageiros.
Tipo de operação
A capacidade do aeroporto em receber aeronaves depende do tipo de operação. Alguns aviões, quando estão vazios, até podem decolar do aeroporto, mas não podem pousar.
Antes de decolar, os pilotos devem calcular se o peso da aeronave na hora do pouso será condizente com quantidade de pista disponível no destino. Um avião com sua capacidade máxima de passageiros, carga e combustível requer uma distância maior para pouso, enquanto aqueles com menos carga, não precisam percorrer tanto no solo na hora da parada.
O tipo de avião também influencia. Aviões a jato costumam ter uma velocidade maior de aproximação para o pouso, o que costuma requerer maior distância para parar.
Em caso de pista molhada, o atrito entre os pneus do avião e o asfalto também diminui, se tornando necessário ampliar a distância usada no pouso. Até mesmo a temperatura local pode interferir, por isso, os pilotos fazem o planejamento e se informam das condições dos aeroportos de destino antes mesmo de decolarem para evitar surpresas.
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