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Por que alguns helicópteros têm rodinha e outros usam um esqui para pousar?

Os helicópteros têm, basicamente, dois sistemas de trem de pouso: esquis (também conhecido como patins) ou um mecanismo retrátil composto por rodas. A maioria dos helicópteros em circulação usa os esquis. Como é escolhido o tipo de trem de pouso?

A escolha entre um ou outro depende, principalmente, de onde a aeronave irá pousar e do tipo de operação a ser feita.

Esquis

Os esquis são mais simples e econômicos. Também são mais versáteis, pois permitem pousar em mais locais. Por isso, costumam ser usados em aeronaves da Polícia Militar de São Paulo.

Como o esqui tem uma área de contato com o solo maior, o peso do helicóptero fica melhor distribuído, evitando que o trem de pouso afunde ao aterrissar em locais sem asfalto, como mato ou areia.

Rodas

O trem de pouso composto por rodas permite que o helicóptero atinja uma velocidade maior quando está retraído, com um ganho de até 15 km/h.

Helicóptero Bell 525 com trem de pouso com rodas retráteis
Helicóptero Bell 525 com trem de pouso com rodas retráteis Imagem: Divulgação/Bell Helicopters

Por outro lado, o helicóptero com rodas pode pousar em menos lugares. Como as rodas distribuem todo o peso da aeronave em apenas três pontos de apoio, cada um deles terá de comportar uma força maior sobre o chão, o que pode causar o afundamento do solo.

O uso de rodas leva vantagem quando a aeronave tem de taxiar entre o local de pouso ou decolagem e o local onde os passageiros embarcam ou desembarcam. Como eles estão apoiados sobre as rodas, esses helicópteros podem taxiar em solo, deslocando menos ar e gerando menos ventania. Os modelos com esquis, por sua vez, só conseguem se locomover se estiverem suspensos.

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Qual opção é mais barata?

O esqui é mais barato em relação ao trem de pouso com rodas, tanto no preço geral quanto no custo de manutenção e no consumo de combustível.

Não é usual uma pessoa comprar o helicóptero e, depois, trocar o sistema de pouso. Em geral, ele já vem de fábrica. Como opcional, um sistema de rodas retráteis pode custar mais de R$ 1 milhão sobre o preço de fabricação.

Também é preciso considerar o peso dos dois sistemas, pois isso influenciará no consumo de combustível. No helicóptero Bell 429, o trem de pouso retrátil soma cerca de 111 kg a mais no peso total da aeronave em comparação com a versão com esqui.

* Com informações de reportagem publicada em 25/12/2019

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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