Bolsa de Valores do Japão sobe 56,7% no ano, maior alta desde 1972
O índice de ações japonês Nikkei fechou 2013 com alta de 56,7%, o melhor resultado registrado desde 1972, de acordo com a agência de notícias Reuters. Nesta segunda-feira (30), a Bolsa de Tóquio avançou 0,7%, para 16.291,13 pontos.
As ações de empresas exportadoras japonesas se beneficiaram de uma forte queda do iene em relação ao dólar. De acordo com o Financial Times, a depreciação do iene é uma das maiores do mundo, chegando a cerca de 18% no ano.
A queda do iene é resultado de uma política econômica agressiva do governo do país, sob a gestão do primeiro-ministro Shinzo Abe, para controlar a deflação. A Bolsa do Japão vai entrar em recesso nesta terça-feira (31), e só volta a operar na próxima segunda-feira (6).
A maioria das Bolsas asiáticas, no entanto, teve resultados menos expressivos. A Bolsa de Hong Kong, por exemplo, fechou o dia praticamente estável, com leve alta de 0,01%. A Bolsa da China perdeu 0,18%.
O índice da Coreia do Sul fechou em alta de 0,45%; o de Taiwan avançou 1,04%; Cingapura subiu 0,11%; e a Bolsa da Austrália ganhou 0,61%. (Com agências)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.