Bolsas

Câmbio

Saiba treinar seu carisma para ter mais chances de trabalho e promoção

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

  • Thinkstock

Despertar a atenção dos colegas de trabalho e cativá-los não é uma tarefa fácil, mas se torna bem mais simples para as pessoas que são naturalmente carismáticas. A boa notícia é que quem não tem essa característica no meio profissional pode desenvolvê-la para atrair mais possibilidades de trabalho.

"Os gregos entendiam carisma como um favor, um benefício. Já o significado em latim é graça divina, ou dom da natureza. Por esses conceitos, poderíamos supor que o carisma é um dom nato. E é, mas também pode ser adquirido, desenvolvido e aprimorado", afirma Reinaldo Polito, professor de expressão verbal e colunista do UOL.

Segundo ele, um profissional carismático tem mais condições de exercer a liderança e conquistar, sem muito esforço, a empatia das pessoas. "Não é difícil deduzir que todo chefe quer ter em seu time pessoas com essas características".

Para Caroline Cadorin, diretora da Hays Experts, o carisma não é a única variável considerada pelos chefes, mas ele entra na conta. "Existem outros fatores como resultado e dedicação, por exemplo. Mas, de uma forma geral, quando se está mais acessível a compartilhar, o profissional tende a se tornar uma referência para gestores e colegas. Uma referência acaba tendo notoriedade dentro de uma estrutura".

O UOL reuniu seis formas de melhorar seu carisma na empresa. Confira:

1) Passe a escutar os outros com mais atenção

Às vezes, o profissional ouve o que o colega está falando, mas não presta atenção. Isso acaba passando uma imagem de alguém desinteressado e longe de ser carismático. "Quando se tem a real intenção de ouvir, ele provavelmente está mais aberto a se tornar um facilitador, a ajudar a pessoa a atingir os resultados, pois tem esse interesse genuíno em conhecê-la melhor", diz Cadorin.

Getty Images

2) Sem mau humor

A especialista afirma que o profissional precisa se policiar para ser mais descontraído e positivo durante o trabalho. "A pessoa carismática é positivamente influenciadora e não é mal-humorada. Esse é um comportamento que você, por mais que não seja o seu padrão natural, precisa praticar."

3) Timidez não pode dominar

Interagir com as pessoas pode ser mais difícil para quem é tímido, mas não é um impeditivo. "Ser tímido não é problema. Muitas pessoas bem-sucedidas, inclusive na área da comunicação, confessam ser tímidas", afirma Polito. A dica, porém, é não se deixar dominar pela timidez e enfrentá-la aos poucos.

4) Exercitar a comunicação

Ser um bom comunicador ajuda a pessoa a se tornar mais carismática. Segundo Polito, fazem parte da boa comunicação as conversas com mais desenvoltura, a exposição dos pensamentos com mais competência e a compreensão com rapidez do que os outros desejam. "Embora alguns consigam ser carismáticos sem ser bons comunicadores, a verdade é que uma pessoa comunicativa tem chances muito maiores de ser carismática".

5) Analisar o que o outro espera de você

As pessoas gostam de quem age de acordo com suas expectativas, diz Polito. Por isso, o funcionário que está tentando melhorar o carisma pode analisar o que os colegas esperam dele. "O profissional que consegue corresponder aos anseios das pessoas com quem se relaciona no ambiente de trabalho, desde que suas atitudes pareçam naturais e espontâneas, conquista a admiração e o respeito dos chefes, pares e liderados."

6) Amigos e parentes podem ajudar

Para quem tem mais dificuldade de ser aberto e sociável no trabalho, a dica é treinar com os mais próximos. "Uma maneira é praticar nas relações pessoais. Às vezes fica um pouco mais confortável praticar isso com os amigos e familiares, pois há a sensação de que errar nesse ambiente é mais aceitável", diz Cadorin.

Transição é demorada

O processo de treinar o carisma não é rápido nem fácil. "É difícil para uma pessoa que não é carismática se tornar assim do dia para noite. Mas fica até mais natural fazer isso aos poucos. Em um primeiro momento, ele vai conseguir se comunicar mais. Depois, compartilhar mais e e ter menos medo de se expor. A transformação chega aos poucos."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos