IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fundação Estudar abre inscrição para bolsas de estudo aqui e no exterior

Do Estudar Fora*

11/01/2021 04h00

Estão abertas até 5 de abril as inscrições para as bolsas de estudo do Programa de Líderes Estudar 2021, da Fundação Estudar. Podem se inscrever jovens de 16 a 34 anos, que tenham um histórico de excelência acadêmica e estejam matriculados, cursando ou em processo de aceitação em universidades no Brasil ou no exterior.

A candidatura é aberta a estudantes de todas as áreas e cursos. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

O programa oferece bolsas em quatro categorias:

  • Graduação completa no Brasil,
  • Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior (intercâmbio)
  • Graduação completa no exterior
  • Pós-graduação no exterior (inclui mestrado, doutorado, pós-doutorado ou MBA, também nas modalidades "sanduíche")

O valor exato da bolsa é definido ao final do processo seletivo, de acordo com perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, e sua condição familiar, profissional e socioeconômica. Mais informações estão disponíveis no regulamento do programa.

Processo seletivo tem seis fases

O processo é composto por seis etapas.

1. Inscrição, com pagamento da taxa de R$ 75. Jovens que não tiverem condições financeiras de arcar com o valor da taxa podem solicitar a isenção, comprovando a necessidade.

2. Testes de perfil e lógica

3. Análise da trajetória do candidato

4. Avaliação de vídeo produzido pelo candidato

5. Entrevista de competências (que pode ser realizada por meios digitais)

6. Painel com ex-bolsistas do programa (a definir se serão presenciais ou virtuais)

Os candidatos com maior chance de serem escolhidos são aqueles que demonstrarem alto potencial intelectual, competências associadas a liderança, comprometimento com o Brasil, comprometimento e engajamento com a comunidade Estudar e seus valores, elevado padrão ético e excelência acadêmica e profissional.

Desde 1991, o Programa Líderes Estudar já colaborou com a formação de 725 em áreas como empreendedorismo, negócios, tecnologia, gestão pública, ciência e medicina. Além do incentivo financeiro, que pode financiar até 95% dos estudos, os selecionados também ganham acesso a essa rede.

*O texto "Programa Líderes Estudar 2021 abre inscrições" foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.