PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

CEO, CFO, CTO e outros: saiba significado de siglas de executivos

CEO, CTO, CFO, CMO: saiba o significado de siglas empresariais - Getty Images
CEO, CTO, CFO, CMO: saiba o significado de siglas empresariais Imagem: Getty Images

Vinícius de Oliveira

Colaboração para UOL, de São Paulo

19/09/2021 04h00

A adoção de termos em inglês para cargos de alta liderança é comum no mercado de trabalho. É o caso de CEO, CFO, CIO e outras dezenas de abreviações. Muita gente não sabe exatamente seu significado.

O UOL reuniu as principais siglas e explica cada uma delas a seguir:

CEO, CFO e mais: veja significados das siglas

O que é CEO

CEO significa Chief Executive Officer ou diretor-executivo ou diretora-executiva. É o termo utilizado para definir a pessoa por trás da direção geral ou presidência da empresa, estando no topo da hierarquia empresarial.

O trabalho do CEO envolve tomar decisões sobre todos os níveis da organização.

O que é COO

COO significa Chief Operating Officer ou diretor(a) de operações. Geralmente, os COOs são o braço direito da presidência. São responsáveis por cuidar de perto da parte comercial, olhando para as atividades que geram receita.

O que é CFO

CFO significa Chief Financial Officer ou diretor(a) financeiro, em tradução livre. São os profissionais responsáveis pela direção financeira da empresa, fazendo toda a administração e o planejamento estratégico. Normalmente, respondem ao CEO da empresa.

O que é CIO

CIO significa Chief Information Officer ou diretor(a) de tecnologia da informação. Trata-se de um dos cargos mais importantes nas empresas, devido à importância da tecnologia.

CIOs são responsáveis pela parte de informática, gerenciando recursos digitais e sistemas para que os colaboradores desenvolvam um bom trabalho e alcancem os objetivos da empresa.

Um outro possível significado é o de Chief Innovation Officer, profissional responsável por liderar a área de inovação de uma empresa.

Esse profissional é responsável por gerar novas ideias ou reconhecer ideias inovadoras geradas por outras pessoas, baseadas em estratégias, tendências, novas tecnologias e oportunidades de negócio.

O que é CTO

CTO significa Chief Technology Officer ou diretor(a) de tecnologia, em tradução livre. Apesar de o nome ser parecido com o CIO, trata-se de cargos diferentes.

O trabalho de um CTO é mais focado na parte técnica da tecnologia (aquisição de máquinas, por exemplo). Na hierarquia organizacional, o CTO pode se reportar ao CIO.

O que é CPO

CPO significa Chief Produtc Officer ou diretor(a) de produtos. É a pessoa responsável pela concepção dos projetos, pelo mapeamento da produção e correção de possíveis problemas.

Basicamente, o CPO garante que tudo esteja documentado e saindo de acordo com as metas e diretrizes da empresa. Também pode identificar oportunidades de melhoria e criação de novos produtos.

Em alguns contextos, CPO também pode significar Chief Purchase Officer ou diretor(a) de compras. É a pessoa responsável pelo planejamento, acompanhamento e compra de insumos conforme a necessidade da empresa.

A direção de compras também estabelece relações com novos fornecedores e mantém uma boa relação com os atuais.

O que é CMO

CMO significa Chief Marketing Officer ou diretor(a) de marketing, em tradução livre. São profissionais que coordenam e administram todas as ações de marketing de uma empresa, cuidam da marca institucional, posicionando-a no mercado e trazendo resultados com as peças publicitárias.

O que é CHRO

CHRO significa Chief Human Resources Officer ou diretor(a) de recursos humanos. Esse cargo tem como função a gestão de pessoas, dos processos de seleção e garantir o clima e a cultura organizacional da empresa.

O CHRO também define as políticas de remuneração, os benefícios, os treinamentos e os programas de desenvolvimento de carreiras.

O que é CLO

CLO significa Chief Legal Officer ou diretor(a) jurídico(a). Trata-se da pessoa responsável pelo departamento que protege legalmente a empresa, garantindo que as estratégias estejam dentro do ordenamento legal.

Também atua no gerenciamento de crises, com assuntos relacionados à propriedade intelectual, privacidade e causas trabalhistas.

Em alguns contextos, CLO também pode significar Chief Learning Officer ou diretor(a) de educação corporativa. Esse cargo existe em empresas com muitas filiais, redes de franquias ou call centers.

Ele é responsável por definir os melhores meios e ferramentas para manter atualizado o conhecimento da equipe sobre os produtos e serviços.

O que é CCO

CCO significa Chief Communications Officer ou diretor(a) de comunicação. Trata-se do responsável pela comunicação corporativa e pela relação da empresa com a imprensa.

Esse cargo geralmente atua em conjunto com a diretoria de Marketing sendo que, em alguns casos, as duas funções são realizadas pela mesma pessoa.

Em alguns contextos, CCO também pode significar Chief Content Officer ou diretor(a) de conteúdo. É a pessoa responsável por liderar a criação de textos e materiais audiovisuais para diversos canais, como blogs, redes sociais, site e outras plataformas na qual a empresa esteja presente.

Outro possível significado para CCO é Chief Compliance Officer ou diretor(a) de compliance, em tradução livre. É a pessoa responsável pelo departamento que indica e supervisiona as condutas dos colaboradores e da empresa, garantindo que todos cumpram as leis vigentes.

Ainda há a possibilidade de CCO significar Chief Customer Officer ou diretor(a) de atendimento ao cliente. Esse profissional chefia a área que comanda o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) e outras ferramentas de experiência do usuário.

Por fim, CCO também pode ser Chief Creative Officer ou diretor(a) criativo. Pode atuar em parceria com a direção de Conteúdo e de Marketing para o desenvolvimento de conceitos visuais da marca.

O que é CKO

CKO significa Chief Knowledge Officer ou diretor(a) de conhecimento. É uma figura menos conhecida, mas bastante importante em serviços de consultoria.

O CKO é responsável por gerenciar o capital intelectual da empresa, além do conhecimento dos profissionais em relação ao próprio negócio. Por isso, entende tanto de tecnologia quanto de processos e pessoas.

O que é CBO

CBO significa Chief Brand Officer ou diretor(a) de imagem. É responsável por todo o material visual que vai definir a imagem da marca ou da empresa. Em algumas corporações, o CMO acaba absorvendo as atribuições desse profissional.

Em alguns contextos, CBO também pode significar Chief Business Officer ou diretor(a) de negócios. Gere equipes e lida com as questões administrativas, financeiras e operacionais de uma empresa.

Geralmente, suas funções acabam sendo exercidas pelo CFO e pelo COO.

O que é CGO

CGO significa Chief Governance Officer ou diretor(a) de governança corporativa. O papel desse profissional é de mediar as reuniões do conselho da empresa, assessorar as instâncias administrativas e pensar de forma estratégica as melhores práticas para a empresa.

O que é CHO

CHO significa Chief Happiness Officer ou diretor(a) de felicidade. É um profissional dedicado a garantir que as pessoas estejam felizes no ambiente de trabalho.

Cada vez mais os colaboradores abrem mão de bons salários para terem maior qualidade de vida. Por isso, o CHO precisa implementar estratégias que possam garantir a felicidade dos funcionários da empresa.

O que é CJO

CJO significa Chief Journey Officer ou diretor(a) de "jornadas" do cliente. A ideia é que esse profissional entenda como o consumidor toma suas decisões antes da compra de um produto e tentar inserir a marca ou empresa dentro dessa jornada.

É um cargo bastante específico e, muitas vezes, suas funções são atribuídas à direção de atendimento ao cliente, ao departamento de marketing ou à direção de experiência do usuário.

O que é CSO

CSO significa Chief Science Officer ou diretor(a) científico(a). Trata-se do principal responsável pelo departamento de pesquisas científicas das empresas, indicando metodologias, técnicas e estratégias para os estudos.

A direção científica também pode fazer a ponte entre a empresa e o cliente, a depender da finalidade de cada estudo.

Em alguns contextos, CSO também pode significar Chief Security Officer ou diretor(a) de segurança. A principal atribuição desse cargo é garantir a segurança física e digital das tecnologias, da infraestrutura e dos colaboradores que fazem parte da empresa.

O que é CVO

CVO significa Chief Visionary Officer ou diretor(a) de consultoria, em tradução livre. Espera-se que esse profissional tenha um conhecimento amplo do setor de negócios, bem como uma visão para direcionar a empresa para o futuro.

É um cargo de estratégia, que pode ter suas funções assimiladas pelo próprio CEO.

O que é CAO

CAO significa Chief Academic Officer ou diretor(a) acadêmico(a). A principal função desse profissional é gerir o ambiente numa instituição educacional, inspecionando as rotinas administrativas e financeiras.

Deve incentivar inovações para o desenvolvimento pedagógico das turmas, coordenar os professores e fazer a integração entre a família dos alunos e a escola.

Em alguns contextos, CAO também pode significar Chief Accounting Officer ou diretor(a) de contabilidade. É a pessoa responsável por fazer a administração fiscal da empresa, conferindo pagamento de tributos, ativos e passivos da empresa.

Também realiza periodicamente relatórios internos para atender a solicitações dos órgãos públicos fiscalizadores.

O que é CDO

CDO significa Chief Data Officer ou diretor(a) de dados. É uma área mais recente no mercado, responsável pela criação de produtos e novos negócios a partir da análise de dados.

Em alguns contextos, CDO também pode significar Chief Design Officer ou diretor(a) de design. Trata-se do profissional que lidera as estratégias em relação a design e inovação do produto (ou serviço) da empresa.

Sob sua tutela estão as áreas de design gráfico e experiência do usuário. Suas funções podem ser atribuídas ao CBO, CPO ou CMO.

Outro possível significado para CDO é Chief Diversity Officer ou diretor(a) de diversidade, em tradução livre. Planeja ações estratégicas para promover diversidade dentro da empresa, garantindo direitos e inclusão social na instituição.

O que é CPIO

CPIO significa Chief Process and Innovation Officer ou diretor(a) de processos e inovação. Trata-se do responsável por implantação, gerenciamento e análise dos processos da empresa visando à melhoria do sistema de negócios.

Essa função pode ser absorvida pela diretoria de tecnologia, operações ou até mesmo pela diretoria executiva.

O que é CRO

CRO significa Chief Risky Officer ou diretor(a) de risco. Trata-se da área responsável por avaliar e mensurar riscos da empresa, criando políticas de melhores práticas do setor.

Geralmente, a direção de risco trabalha com as outras áreas da empresa, fazendo um balanço, apontando pontos de atenção e possíveis melhorias.

O que é CXO

CXO significa Chief Experience Officer ou diretor(a) de experiência do usuário. É a área responsável por garantir que o consumidor tenha a melhor experiência possível com a marca.

O profissional deve definir estratégias para manter o cliente fiel e também garantir que os funcionários vistam a camisa da empresa, para entregar o que é prometido nas campanhas de marketing.

Guia de Economia

Guia de Economia