IPCA
-0.04 Set.2019
Topo

Imposto de renda

Dúvidas do IR 2019


IR 2019: Bolsa de estudos é rendimento isento ou tributável?

26/04/2019 20h10

Contribuintes ou dependentes que recebem bolsas de estudos devem ficar atentos na hora de informar os valores na declaração de Imposto de Renda 2019. A finalidade da bolsa irá determinar a forma correta de preencher o formulário.

Isenção para fins de estudo e pesquisa

A bolsa é considerada rendimento isento apenas se caracterizar doação, isto é, quando for destinada única e exclusivamente para subsidiar estudos ou trabalho de pesquisa.

Se o valor da bolsa de estudos servir também como remuneração, caracterizando prestação de serviço, o valor passa a ser tratado como rendimento sujeito à tributação pela tabela progressiva do IR.

A exceção fica com os médicos residentes, cujo rendimento é considerado isento. Bolsas recebidas pelos servidores das redes públicas de educação profissional, científica e tecnológica que participem das atividades do Pronatec também estão livres de tributação.

Passo a passo no programa

O valor recebido a título de bolsa de estudos deve ser informado na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", linha 1 ou 2 (a depender de cada caso). Não esqueça de informar se a bolsa é referente ao titular ou seu dependente.

Se a bolsa não atender aos critérios de isenção, deverá ser informada na ficha de rendimentos tributáveis e somada aos demais rendimentos tributáveis do contribuinte, como salários e pensões, por exemplo.

Bolsistas isentos de IR podem ser obrigados a declarar

Se o contribuinte não atender a outros critérios que obrigam a declarar o IR 2019, como ter recebido rendimento tributável superior a R$ 28.559,70, deverá declarar a bolsa de estudos apenas se o valor total recebido tiver ultrapassado R$ 40 mil no ano passado.

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?

IR 2019: Pague menos imposto descontando gastos com educação

UOL Notícias

Mais Dúvidas do IR 2019