IPCA
0,1 Out.2019
Topo

Imposto de renda

Dúvidas do IR 2019


IR 2019: Sou médico. Posso deduzir gastos com cursos de atualização?

10/04/2019 18h54

Médicos, pela natureza da função, constantemente frequentam cursos, seminários e congressos visando atualização profissional, muitas vezes imprescindível para o exercício da profissão. Mas será que estas despesas podem ser encaradas como gastos com instrução no Imposto de Renda?

Cursos necessários para exercício da profissão podem ser deduzidos

A legislação considera gastos dedutíveis com instrução a matrícula e mensalidade de escolas de educação infantil (creche e pré-escola), de ensino fundamental, médio ou superior (graduação, mestrado, doutorado e especialização) e, também, de curso técnico ou profissionalizante.

Embora sejam considerados cursos livres (portanto, não dedutíveis do Imposto de Renda), os cursos de atualização podem ser deduzidos em situações especiais para contribuintes que recolhem o carnê-leão.

Se os cursos forem comprovadamente necessários para que o profissional autônomo exerça sua profissão, poderão ser deduzidos como despesas no livro-caixa.

Podem ser escrituradas no livro-caixa as despesas efetuadas para participar de encontros científicos, como congressos e seminários, por exemplo. Também integram a conta os valores relativos a taxa de inscrição, aquisição de impressos e livros, materiais de estudo e trabalho, hospedagem e transporte.

Entenda como funcionam o carnê-leão e o livro-caixa

Todo trabalhador que recebe rendimento tributável sem vínculo empregatício deve recolher o IR através do programa carnê-leão, já que o imposto não é recolhido diretamente pela fonte pagadora.

Na hora de calcular o tributo, a legislação permite abater todas as despesas escrituradas no livro-caixa dentro do próprio programa do carnê-leão. É lá que o autônomo registra toda a movimentação financeira do seu trabalho, que inclui os pagamentos e recebimentos obtidos ao longo do ano.

São escrituradas, por exemplo, despesas com aluguel, condomínio e IPTU do escritório, água, luz, telefone, internet etc. Neste caso, o médico informa também os gastos que teve com cursos de atualização, necessários ao desenvolvimento de sua profissão.

Na hora de declarar o Imposto de Renda, é possível importar todas as informações do programa carnê-leão, facilitando assim o preenchimento.

Guarde recibos e certificados

Para evitar que a declaração caia na malha fina, é imprescindível que todas as despesas possam ser comprovadas por documentação. Vale também guardar o certificado de comparecimento dado pelos organizadores dos encontros científicos.

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?

IR 2019: Pague menos imposto descontando gastos com educação

UOL Notícias

Dúvidas do IR 2019