Topo

Imposto de renda

Dúvidas do IR 2019


IR 2019: Não tenho despesas para abater na declaração; e agora?

2019-03-13T18:58:36

13/03/2019 18h58

A Receita Federal disponibiliza dois modelos da declaração de Imposto de Renda 2019:

  • Modelo completo: indicado a quem tem muitas despesas para deduzir, como gastos com plano de saúde, educação, dependentes etc. Nele, é necessário informar todos os gastos e rendimentos ocorridos em 2018.
  • Modelo simplificado: opção para quem não tem muitas despesas a deduzir. Nesse modelo, a Receita Federal considera um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo do imposto, limitado a R$ 16.754,34.

Se você tem poucas despesas a deduzir, ou nenhuma, não se preocupe: utilize o modelo simplificado.

Para utilizá-lo no preenchimento da Declaração de IR, na barra superior de menu do Programa, vá em Ferramentas e clique em: "Opção pela tributação utilizando o desconto simplificado".

Outro caminho é utilizar o menu do lado esquerdo, que lhe dá a "Opção por Tributação": por deduções legais (modelo completo) e por desconto simplificado.

Para quem tem despesas dedutíveis e fica na dúvida quanto a melhor opção, a sugestão é iniciar o preenchimento pelo modelo completo. Se esta não for a escolha mais vantajosa, o próprio programa lhe indicará isso, sugerindo o simplificado.

Planeje-se

Coloque a tarefa de declarar IR no seu planejamento financeiro, organizando-se ao longo de todo o ano, guardando recibos de despesas dedutíveis, buscando formas de aliviar a carga tributária.

Para prestar contas com o Fisco, ao preencher sua declaração de Imposto de Renda, o ideal é que você aproveite as despesas dedutíveis, aquelas que podem ser abatidas do imposto a pagar, reduzindo a carga tributária e, até mesmo, permitindo-lhe receber restituição.

Um alerta: todas as despesas informadas na declaração devem ser comprovadas, por meio de recibos e notas fiscais, listando nome do profissional ou empresa que lhe prestou serviço, CPF e CNPJ, valores pagos etc. Todas essas informações são cruzadas, e qualquer incongruência pode gerar uma análise mais profunda por parte da Receita Federal (malha fina).

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre IR 2019 no UOL Economia
Baixe o programa para declarar e entregar o IR 2019
Receita Federal e faculdades ajudam a fazer declaração de graça
O que é melhor: declaração completa ou simplificada?
Quem pode ser dependente e como isso reduz seu imposto?
Como pagar menos imposto ou receber mais restituição?

IR 2019: Posso deduzir do imposto os gastos com remédios?

UOL Notícias

Mais Dúvidas do IR 2019