Receita libera consulta a lote de restituições na malha fina de 2008 a 2016

Do UOL, em São Paulo

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (9) a consulta a um lote de restituições do Imposto de Renda referentes aos anos de 2008 a 2016. O lote inclui declarações que haviam caído na malha fina e foram regularizadas. 

As restituições de 177.539 contribuintes totalizam R$ 370 milhões e devem ser pagas na próxima segunda-feira (16). O dinheiro é depositado na conta indicada pelo contribuinte em sua declaração.

O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização. A correção pela Selic vai de 9,92% (correspondente a 2016) a 91,49% (correspondente a 2008). 

Como checar?

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita: http://zip.net/bsn4Jn (endereço encurtado e seguro).

Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo para celular da Receita, disponível para os sistemas Android e iOS. Mais informações no site: http://zip.net/bytsCB.

Outra opção é ligar para o Receitafone, pelo número 146 (ligação gratuita de telefone fixo; preço de tarifa local para ligações feitas de celular).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos