IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IR 2019: Receita e faculdades tiram dúvidas de graça sobre a declaração

Téo Takar

Do UOL, em São Paulo

27/04/2019 04h00

O contribuinte que está com dificuldades no preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2019 pode contar com a ajuda dos analistas da Receita Federal e de estudantes de ciências contábeis de diversas faculdades do país.

Em São Paulo, a Receita montou um plantão especial para responder às dúvidas mais complicadas dos contribuintes. O atendimento vai de 25 de março até o fim do prazo de entrega da declaração, em 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

O endereço do plantão é no edifício-sede do Ministério da Economia na capital paulista, na avenida Prestes Maia, 733, ao lado da estação de metrô Luz. A ordem de atendimento será definida por senhas, que serão distribuídas diariamente até as 18h.

Estudantes ajudam a preencher a declaração de graça

A Receita mantém convênio com diversas faculdades em todo o país para ajudar os contribuintes a preencher a declaração do IR. Por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), alunos dos cursos de ciências contábeis prestam ajuda gratuitamente, sob a supervisão de professores.

Normalmente, a única restrição de atendimento é com relação à renda do contribuinte. O serviço é voltado para pessoas com rendimento anual de até R$ 81 mil e patrimônio máximo de R$ 500 mil. Conforme a Receita, os contribuintes com renda mais elevada têm condições de pagar pelo serviço de um contador.

Dependendo da faculdade, é necessário agendar horário e doar alimentos não-perecíveis. Veja abaixo locais, datas, horários e condições de atendimento.

Anhanguera

Alunos do curso de Ciências Contábeis do grupo Anhanguera atenderão os contribuintes em várias unidades na Grande São Paulo. A instituição pede a doação de um quilo de alimento não perecível. Confira os locais e dias de atendimento:

  • Anhanguera Campo Limpo - Estrada do Campo Limpo, 3677. Nos dias 13, 20, 27/4, das 9h às 12h. Há necessidade de agendamento pelos telefones 5843-4444 e 5843-4451.
  • Anhanguera Santana - Av. Braz Leme, 3029. Nos dias 13 e 27/4, das 10h às 13h. Atendimento por ordem de chegada.
  • Anhanguera de Guarulhos - Rua do Rosário, 300, bairro Macedo. Nos dias 13, 20 e 27/4, das 9h às 12h. Agendamento pelo link: https://goo.gl/forms/vtGP1nCYCDs4jTU13
  • Anhanguera de Osasco - Avenida dos Autonomistas, 1325, Vila Campesina. Dia 29/4, das 19h30 às 22h00. Atendimento por ordem de chegada.
  • Anhanguera de Santo André / Industrial - Avenida Industrial, 3.330, bairro Campestre. No dia 13/4, das 9h às 12h, e no dia 27/4, das 9h às 16h. Atendimento por ordem de chegada.
  • Anhanguera de Taboão da Serra - Rodovia Régis Bittencourt, 199 - Centro. Nos dias 13 e 27/4, das 10h às 14h. Atendimento por ordem de chegada.

Senac

Alunos de Ciências Contábeis do Centro Universitário Senac ajudarão os contribuintes a preencher e enviar a declaração para a Receita Federal. O atendimento é feito às sextas-feiras, até 26 de abril (exceto dia 19 de abril), das 16h às 19h, e também em dois sábados (13 e 27 de abril), das 13h às 17h. O endereço é avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, Santo Amaro, São Paulo. É necessário fazer o agendamento pelo e-mail agendamentoirpf@sp.senac.br.

Unicid

A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) oferecerá ajuda gratuita para o preenchimento da declaração do IR 2019 em sua unidade na rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé, próximo à estação do metrô Carrão (zona leste de São Paulo).

O atendimento poderá ser feito até 27 de abril, mas precisa ser agendado pelo telefone (11) 2178-1288. A universidade pede que o contribuinte doe fraldas geriátricas ou uma lata de leite em pó, que serão destinadas a instituições assistenciais.

Veja quais documentos levar para o atendimento

Não se esqueça de levar para o atendimento nas faculdades ou na Receita os dados necessários para fazer o IR. Confira abaixo uma lista básica de documentos:

  • Cópia da declaração de Imposto de Renda de 2018 (de preferência no formato digital, salva em pen drive) e os números dos recibos de entrega das declarações de 2017 e 2018
  • Número do CPF de todos os dependentes, inclusive crianças
  • Informes de rendimentos de salários, pró-labore, aposentadoria, entre outros
  • Informes de rendimentos do cônjuge (se a declaração for feita em conjunto) e dos dependentes
  • Relação dos aluguéis recebidos de pessoa física, com nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido
  • Informes de rendimentos de aplicações financeiras (poupança, fundos de renda fixa, CDB/RDB, Tesouro Direto etc.)
  • Notas fiscais, boletos e recibos de pagamentos a médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde etc.
  • Boletos e recibos de pagamentos de escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior
  • Informe de contribuições pagas para plano de previdência privada ou fundo de pensão
  • Relação com valores pagos a título de pensão alimentícia, nome e CPF do beneficiário (alimentando)
  • Comprovantes de compra ou venda de veículos, imóveis ou outros bens negociados em 2018
  • Números de registro de veículos (Renavam) e de imóveis (matrícula ou IPTU)
  • Caso tenha empregado doméstico, cópia da carteira profissional e recibos dos pagamentos feitos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
  • Comprovantes de despesas do livro-caixa (apenas para prestadores de serviços autônomos)

IR 2019: Posso deduzir do imposto os gastos com remédios?

UOL Notícias

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.