IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2020: Veja passo a passo como baixar e instalar o programa da declaração

Colaboração para o UOL, de São Paulo

18/03/2020 13h08Atualizada em 01/04/2020 21h40

O primeiro passo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2020 é baixar o programa de preenchimento no site Receita Federal. Todo ano a Receita libera um programa novo, gratuito, específico para a declaração daquele ano.

Veja abaixo um manual passo a passo de como instalar o programa do IR 2020 no seu computador ou notebook.

Baixe o arquivo somente no site da Receita

Você deve entrar no site da Receita Federal para baixar o arquivo de preenchimento da declaração.

Cuidado ao fazer buscas por "programa do Imposto de Renda 2020" em ferramentas como o Google. A busca pode levar você para sites falsos e induzir a instalação de programas piratas ou espiões.

Nesta matéria, os links a seguir levarão você ao site da Receita Federal para fazer o "download", ou seja, baixar o arquivo com segurança.

Verifique o sistema operacional da sua máquina

Verifique o sistema operacional do seu computador ou notebook. A maioria dos computadores domésticos utiliza o sistema Windows, fornecido pela Microsoft.

Clique em um dos links abaixo, correspondente ao sistema operacional da sua máquina. Você será encaminhado para a página da Receita Federal.

Versão para Windows

Versão para Mac

Versão para Linux 32

Versão para Linux 64

Versão para Solaris

Versão Multiplataforma

Clique em "Programa IRPF 2020"

Quando a página da Receita Federal abrir procure pelo texto "Programa IRPF 2020". Clique em cima dele.

O arquivo de instalação do programa começará a ser baixado no seu computador. É possível acompanhar o processo no canto esquerdo da tela ou na pasta "Downloads" do seu computador.

Abra o arquivo de instalação e siga as instruções

Quando o arquivo terminar de ser baixado, clique em cima dele para abri-lo e dar início à instalação. Uma nova janela irá aparecer na tela. Clique em "Sim". Na próxima janela, clique em "Avançar".

Em seguida, o sistema irá sugerir uma pasta para salvar o programa no computador. A orientação aqui é aceitar a sugestão e clicar em "avançar". Mas, se você quiser alterar a pasta de instalação, selecione "procurar" para escolher outra pasta do computador.

No fim da instalação, você pode escolher "adicionar atalho na área de trabalho", o que facilita encontrar o programa na tela inicial do computador.

Basta clicar no ícone na área de trabalho para abrir o programa e começar o preenchimento da declaração.

Alguns computadores podem necessitar instalação extra

Em computadores mais antigos ou desatualizados é possível que, ao tentar abrir o programa do IR 2020, apareça uma mensagem de erro, pedindo a instalação da versão 1.8 "Máquina Virtual Java".

Trata-se de uma ferramenta essencial para o funcionamento de alguns programas, como o do preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

Para solucionar o problema, clique em "OK". Você será direcionado para o site da Java, empresa responsável pela ferramenta. Lá, você terá que baixar outro arquivo de instalação, específico dessa ferramenta.

Role a página para baixo e selecione o sistema operacional do seu computador. No caso do Windows, escolha a opção "Windows On-line". Clique e aguarde o arquivo ser baixado.

Em seguida, abra o arquivo, clique em "Sim" e depois em "instalar". Aguarde a conclusão do processo. Após essa instalação, o programa de preenchimento do IR 2020 deverá abrir normalmente.

Como instalar o programa do IR em celulares e tablets

É possível preencher a declaração do Imposto de Renda 2020 por meio de celulares ou tablets. Para isso, você deve baixar o aplicativo "Meu Imposto de Renda".

Há duas versões do aplicativo: para Android e para iOS. Você deve escolher a versão compatível com o sistema operacional do seu aparelho. Celulares e tablets das marcas Samsung, Motorola, LG, entre outras, usam o sistema Android. Já aparelhos da Apple funcionam com sistema iOS.

Depois de baixar o arquivo, a instalação ocorre automaticamente. Basta clicar em um dos links abaixo para baixar o arquivo de acordo com o sistema do seu aparelho:

Aplicativo para Android

Aplicativo para iOS

O que você precisa saber sobre IR 2020

Tire suas dúvidas com um especialista no grupo do UOL
Faça o download do programa para declarar
Quer pagar menos imposto? Veja lista do que pode descontar ou não
Já conferiu se você tem mesmo de declarar neste ano?
Prazo vai até 30 de junho, e multa pode ser bem maior do que parece
Leia respostas às principais dúvidas sobre a declaração

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Bolsonaro diz que vai insistir para aumentar isenção no Imposto de Renda

UOL Notícias

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.