IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tomando estes cuidados você evita erros e esquecimentos no IR 2021

Use a ferramenta de verificação de pendências para encontrar erros no preenchimento da declaração - Di Vasca
Use a ferramenta de verificação de pendências para encontrar erros no preenchimento da declaração Imagem: Di Vasca

Colaboração para o UOL, de São Paulo

12/05/2021 04h00

O programa da declaração de Imposto de Renda 2021 possui uma ferramenta que verifica possíveis problemas no documento, como campos não preenchidos ou com algum tipo de inconsistência nas informações prestadas.

A ferramenta "Verificar Pendências" pode ser acessada na barra de menu do lado esquerdo da tela do programa, ou por meio do botão "F5" do teclado. Ela faz uma busca de possíveis erros na declaração e avisa o contribuinte quais fichas apresentam problemas.

A ferramenta pode ser utilizada a qualquer momento durante o preenchimento da declaração. Mas, é fundamental que você faça a verificação antes do envio do IR 2021 para a Receita.

IR pendencias - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As inconsistências encontradas são classificadas em "erros" (sinalizados por triângulos vermelhos) e "avisos" (triângulos amarelos).

Segundo a Receita Federal, "erros" são inconsistências graves, que impedem o envio da declaração, como a falta do número do CPF de algum dependente ou do CNPJ de alguma empresa declarada.

Se houver "erro", o programa emitirá uma mensagem, informando que não é possível entregar a declaração. Você terá que corrigir o problema para conseguir enviar o documento.

Já os "avisos" são inconsistências menos significativas, que não impedem o envio da declaração. Um exemplo é deixar de informar o título de eleitor na ficha de identificação do contribuinte.

Outra situação de "aviso" é colocar valor zero nos campos "situação em 31/12/2019" e "situação em 31/12/2020" na ficha de "Bens e direitos". Você deve declarar desta forma um bem (veículo, imóvel) que foi comprado e vendido no mesmo ano.

O programa emitirá o alerta por entender que você pode ter esquecido de informar o valor. Apesar do alerta, é possível enviar a declaração com os dois campos zerados.

Para corrigir os erros ou eliminar os avisos apontados pela ferramenta "verificar pendências", basta clicar em cima do texto que explica a inconsistência encontrada.

O programa irá abrir automaticamente uma janela com a ficha que precisa ser corrigida. Faça as alterações necessárias e dê "ok" antes de sair da ficha para salvá-las.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.