IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Imposto de Renda 2023: Como declarar prêmios de loteria ou sorteio?

Di Vasca
Imagem: Di Vasca

Diana Ribeiro

Colaboração para o UOL, de São Paulo

26/05/2023 04h00

Prêmios recebidos em dinheiro, bens ou serviços ganhos em loteria, concurso, sorteio ou corrida de cavalos devem ser declarados na ficha "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva".

O que você precisa saber?

Os prêmios de loterias são valores tributados exclusivamente na fonte, ou seja, a quantia recebida já vem em valor líquido e com tributação definitiva.

Desta forma, na declaração do Imposto de Renda não é cobrado mais nenhum tributo. O valor deve ser declarado apenas para a Receita ter conhecimento do patrimônio da pessoa.

O valor recebido do prêmio deve ser declarado na ficha "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva", e não em "Rendimentos Recebidos de Pessoas Jurídicas", como muitos contribuintes fazem de forma equivocada.

Como declarar prêmios de loteria

Abra a ficha "Rendimentos Sujeito a Tributação Exclusiva/Definitiva".

Declare o valor recebido na linha 12 - "Outros".

No campo "Descrição", informe também o CNPJ e nome da fonte pagadora.

No mesmo campo, não se esqueça de informar também que o rendimento é de prêmios de loteria.

Essa informação inserida corretamente é muito importante, pois assim você justificará possível evolução patrimonial realizada com os valores recebidos do prêmio.

Fonte: Luiz Carlos de Souza Lima, contador e diretor executivo da NTW Dom Cavati

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.