Tabela e datas da Restituição do Imposto de Renda: veja calendário completo
A Receita Federal já liberou o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda, alcançando aproximadamente 5,6 milhões de contribuintes, entre os que foram considerados prioritários e não prioritários. O valor total restituído atingiu R$ 7,5 bilhões no dia 31 de julho.
A consulta para verificar quem será contemplado no 4º lote de restituições será liberada com uma semana de antecedência em relação aos pagamentos, ou seja, no dia 24 de agosto.
Para saber se está incluso no lote, basta realizar a consulta através da página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal). Acessando a seção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, clicando em "Consultar a Restituição", o contribuinte poderá verificar se a restituição já está disponível.
Além da consulta básica, é possível fazer uma verificação mais completa da situação da declaração, identificando possíveis pendências. Através do acesso ao extrato de processamento disponível no e-CAC, o contribuinte pode conferir se há informações equivocadas ou irregularidades.
O pagamento das restituições é creditado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração.
Em caso de não realização do crédito por algum motivo, o contribuinte possui a facilidade de reagendar o recebimento dos valores pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Neste ano, a Receita Federal recebeu um total de 41,15 milhões de declarações, e de acordo com os dados fornecidos pelo órgão, 60% dos contribuintes que enviaram suas declarações têm direito a receber a restituição.
Enquanto a consulta ao 4º lote da restituição não é liberada, é importante conferir abaixo os beneficiados no terceiro lote, divididos por categorias:
- Idosos acima de 80 anos: 16.536;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos: 95.047;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 9.740;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 30.700;
- Contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber via Pix: 3.879.049;
- Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março: 1.600.964.
Confira abaixo o calendário completo de pagamento das restituições:
- 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
- 2º lote: 30 de junho (5.138.476 contribuintes; já pago);
- 3º lote: 31 de julho (5.632.036 contribuintes; já pago);
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Os critérios de prioridade para receber a restituição são os seguintes:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem utilizou a declaração pré-preenchida e/ou optou por receber a restituição por Pix;
- Demais contribuintes.
Os contribuintes devem ficar atentos às atualizações e divulgações oficiais da Receita Federal para acompanharem a liberação e o pagamento do 4º lote de restituição do Imposto de Renda.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.