ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 1.Ago.2018
Topo

Além da Friboi: Império dos irmãos Joesley e Wesley vai de chinelo a queijo

Zanone Fraissat /Monica Bergamo
Os irmãos Wesley (esq.) e Joesley Batista comandam a J&F Imagem: Zanone Fraissat /Monica Bergamo

Do UOL, em São Paulo

23/05/2017 04h00

A divulgação de áudios e vídeos gravados pelo executivo Joesley Batista colocou as empresas da J&F, grupo de sua família, no centro da crise política do governo Temer.

A J&F é uma holding que controla diversas empresas. A maior e mais conhecida delas é a JBS, que por sua vez tem seu nome muito atrelado à Friboi, carro-chefe das marcas de carne da companhia.

Nos últimos anos, o grupo teve um crescimento meteórico, impulsionado por investimentos do BNDES. Ao mesmo tempo, suas empresas foram alvo de diversas operações da Polícia Federal.

Apesar de concentrar grande parte de seus negócios na produção e venda de carnes, a J&F se estende por vários segmentos, entre laticínios, roupas, higiene e limpeza. Tem ainda o Banco Original e empresas de celulose (Eldorado Brasil) e energia (Âmbar).

Em 2015, último dado disponível, o grupo teve receita líquida de R$ 174 bilhões. Está presente em mais de 30 países e tem mais de 260 mil colaboradores no mundo, segundo a J&F.

Algumas de suas marcas são facilmente encontradas nas prateleiras de supermercados e bem conhecidas pelo público, ainda que nem sempre associadas aos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Confira algumas das marcas do grupo.

Mais Economia