ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Além da Friboi: Império dos irmãos Joesley e Wesley vai de chinelo a queijo

Zanone Fraissat /Monica Bergamo
Os irmãos Wesley (esq.) e Joesley Batista comandam a J&F Imagem: Zanone Fraissat /Monica Bergamo

Do UOL, em São Paulo

23/05/2017 04h00

A divulgação de áudios e vídeos gravados pelo executivo Joesley Batista colocou as empresas da J&F, grupo de sua família, no centro da crise política do governo Temer.

A J&F é uma holding que controla diversas empresas. A maior e mais conhecida delas é a JBS, que por sua vez tem seu nome muito atrelado à Friboi, carro-chefe das marcas de carne da companhia.

Nos últimos anos, o grupo teve um crescimento meteórico, impulsionado por investimentos do BNDES. Ao mesmo tempo, suas empresas foram alvo de diversas operações da Polícia Federal.

Apesar de concentrar grande parte de seus negócios na produção e venda de carnes, a J&F se estende por vários segmentos, entre laticínios, roupas, higiene e limpeza. Tem ainda o Banco Original e empresas de celulose (Eldorado Brasil) e energia (Âmbar).

Em 2015, último dado disponível, o grupo teve receita líquida de R$ 174 bilhões. Está presente em mais de 30 países e tem mais de 260 mil colaboradores no mundo, segundo a J&F.

Algumas de suas marcas são facilmente encontradas nas prateleiras de supermercados e bem conhecidas pelo público, ainda que nem sempre associadas aos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Confira algumas das marcas do grupo.

  • Reprodução

    Friboi

    Talvez o nome mais ligado à J&F pelos consumidores seja o da Friboi. A marca de carnes ficou bastante conhecida, também, por seus comerciais, que já foram estrelados pelo ator Tony Ramos e pelo cantor Roberto Carlos. Ela também é dona da Maturatta, linha premium da Friboi, focada em cortes para churrasco.

  • Divulgação

    Seara

    Outra marca bastante conhecida da JBS é a Seara, que produz frios, como presunto e mortadela, e alimentos prontos congelados, como lasanha. Ela também tem uma garota-propaganda famosa: a apresentadora Fátima Bernardes.

  • Francisco Flores Seguel/Xinhua

    Swift

    A JBS tem outros frigoríficos e marcas de carne, como a Swift, especializada em congelados. Também é dona da Anglo, Big Frango, Bordon, Confiança, Delicata, Do Chef, Frangosul, Hans - Frigor, LeBon e Rezende, além de outras marcas vendidas apenas no exterior.

  • Divulgação

    Doriana

    A maior parte da produção da JBS é focada em carnes, mas ela é dona também da margarina Doriana.

  • Divulgação

    Massa Leve

    A marca Massa Leve também é da JBS.

  • Reprodução

    Vigor

    A J&F era dona da Vigor, empresa de produtos derivados de leite, desde 2009. Em agosto deste ano, a empresa foi vendida para o grupo mexicano de laticínios Lala.

  • Divulgação

    Itambé

    A Vigor é dona do leite Leco, de ingredientes de confeitaria (Amélia), de óleo (Carmelita) e de maionese (Mesa). A empresa também era dona do leite Itambé. Porém, em setembro deste ano, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais passou a deter 100% da empresa.

  • Divulgação

    Faixa Azul

    As marcas de queijo Faixa Azul, Danubio, Serrabella e Jong também são da Vigor, que fazia parte do grupo J&F.

  • Divulgação

    Havaianas

    Em novembro de 2015, a J&F comprou a Alpargatas, que pertencia ao Grupo Camargo Correa, cuja empreiteira também foi envolvida em denúncias no âmbito da operação Lava Jato. O nome Alpargatas pode não dizer muita coisa para grande parte dos consumidores, mas suas marcas, sim. Talvez a mais famosa seja a Havaianas, sinônimo de chinelo no país. A Alpargatas foi vendida para Itaúsa e Cambuhy após os escândalos envolvendo os irmãos Batistas.

  • Reprodução

    Osklen

    Outra marca famosa da Alpargatas, que pertencia à J&F, é a grife Osklen.

  • Divulgação

    Mizuno

    A Alpargatas, que pertencia à J&F, também tem a marca esportiva Mizuno. É dona, ainda, dos direitos da Topper na Argentina e também do outlet Meggashop.

  • Divulgação

    Sete Léguas

    As marcas de calçados Sete Léguas, conhecida pelas botas e botinas, e Dupé também pertencem à Alpargatas, que fazia parte do grupo J&F.

  • Divulgação

    Minuano

    Em 1980, a J&F criou uma divisão de higiene e limpeza, chamada Flora. Em 2007 ela se tornou uma empresa independente, mas que ainda faz parte do grupo e tem 17 marcas em seu portfólio. Uma das mais conhecidas é a Minuano, que faz sabão em pó, detergente, amaciante, entre outros. Outras marcas de limpeza são Assim, Brisa, Fluss e Lavarte. Tem também os inseticidas Mat Inset, No Inset e Boa Noite.

  • Divulgação

    Francis

    Na parte de higiene, a Flora tem marcas de sabonete (Francis, Albany e Protege), de produtos para cabelo (Neutrox, Ox, Kolene e Karina) e de perfume (Phytoderm).

  • Divulgação

    Canal Rural

    A J&F ainda tem empresas voltadas para o agronegócio, como a rede de TV Canal Rural e o Banco Original.

Mais Economia