Opinião

Veja 10 dicas para começar a investir sem cair em golpes financeiros

Investir é uma das melhores maneiras de construir riqueza ao longo do tempo. No entanto, a promessa de ganhos altos pode atrair esquemas fraudulentos e golpistas. Abaixo, segue um guia rápido para ajudá-lo a iniciar sua jornada de investimento de forma segura e bem-sucedida.

1) Eduque-se

O conhecimento é sua primeira linha de defesa. Portanto, é essencial compreender os princípios fundamentais dos investimentos, conhecer suas diversas modalidades e os riscos associados a cada uma delas.

Nesse contexto, o banco digital PagBank criou uma plataforma de cursos para aqueles que desejam aprender sobre educação financeira e investimentos de maneira fácil, rápida e divertida. A plataforma oferece conteúdo dinâmico e interativo, acessível diretamente pelo celular, oferecendo cursos gamificados com a participação de especialistas do PagBank.

Essa jornada faz parte do programa de formação "Do Troco ao Topo", que é exclusivo para clientes com acesso ao aplicativo do banco.

2) Evite propostas com retornos garantidos

Desconfie de qualquer oportunidade de investimento que prometa retornos elevados e garantidos em pouco tempo. Isso certamente caracteriza a estratégia das pirâmides financeiras, ou seja, um esquema de investimento fraudulento em que os retornos para os investidores são pagos usando o dinheiro de novos participantes, em vez de lucros reais provenientes de atividades legítimas.

Esse esquema é insustentável e geralmente resulta em perdas financeiras para a maioria dos participantes.

3) Verifique a empresa ou profissional

Antes de investir, verifique se a empresa ou o profissional tem autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operar. A CVM é o órgão responsável pelas regulamentações do mercado de capitais no Brasil.

Continua após a publicidade

4) Desconfie de pressão para investir

Golpistas frequentemente pressionam as vítimas a tomar decisões rápidas, alegando que a "oportunidade é limitada". Uma boa oportunidade de investimento não desaparece de um dia para o outro.

5) Diversifique seus investimentos

Não coloque todo o seu dinheiro em um único investimento. A diversificação ajuda a espalhar o risco e a proteger seu dinheiro. No PagBank você encontra uma plataforma completa que pode ser sua parceira em toda a jornada de diversificação, independente do seu perfil.

6) Evite investimentos que não compreende

Se algo parece complexo ou você não entende completamente como funciona, é melhor evitar até que você tenha clareza sobre como funciona o investimento.

Continua após a publicidade

7) Utilize canais oficiais de comunicação

Evite realizar transações por WhatsApp, redes sociais ou outros meios não oficiais. Sempre prefira os canais oficiais da instituição financeira.

8) Sempre desconfie

Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Mantenha-se sempre cético e questione.

9) Mantenha-se atualizado

Frequentemente, os golpistas utilizam notícias atuais para criar esquemas convincentes. Ao se manter informado, você estará um passo à frente deles.

Continua após a publicidade

10) Denuncie

Se você acredita que foi alvo de um golpe ou se deparou com uma oferta suspeita, informe imediatamente às autoridades ou à CVM.

A chave para investir com segurança é a informação e a cautela. Com um pouco de pesquisa, um entendimento básico do mercado e seguindo as práticas recomendadas, você pode proteger seu dinheiro e aumentar seus retornos. Lembre-se: um bom investidor é um investidor informado.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes