IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação vai continuar alta: saiba se proteger e ainda ganhar dinheiro

Alta do preços afeta bolso dos brasileiros; mas especialistas mostram como é possível lucrar com a disparada - Luis Alvarez/Getty Images
Alta do preços afeta bolso dos brasileiros; mas especialistas mostram como é possível lucrar com a disparada Imagem: Luis Alvarez/Getty Images

Vinicius Silva

Colaboração ao UOL, de São Paulo

01/02/2022 11h00

Esta é a versão online para a edição desta terça-feira (1º/2) da newsletter UOL Investimentos. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

No ano passado, a inflação disparou 10,06%. O relatório Focus, do Banco Central, que reúne previsões do mercado, aponta para 5,38% em 2022. Vai diminuir, mas continua alta. Isso preocupa os investidores. Mas a boa notícia é que há tipos de investimento que permitem lucrar com essa subida. O UOL ouviu especialistas para entender como o investidor pode se proteger da inflação e, ainda, conseguir um bom rendimento com isso. Leia logo abaixo.

Ações de energia e commodities

Algumas empresas com ações na Bolsa conseguem repassar a alta dos preços e, portanto, não sofrem impactos diretos da inflação.

De acordo com Enrico Cozzolino, chefe de Análise da Levante, as empresas do setor elétrico conseguiram no ano passado repassar a alta aos consumidores. Assim, preservaram seus balanços e tiveram bons lucros mesmo com o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, em baixa.

"O setor de energia elétrica é mais fácil [de repassar a alta dos preços], já que as pessoas necessitam consumir. Em um mundo onde os preços da energia foram um dos vilões da inflação, as empresas conseguiram operar isso muito bem", diz Cozzolino. "[As ações da] Taesa subiram 30% nos últimos 12 meses, frente a um Ibovespa que esteve negativo".

Além do setor elétrico, com destaque para Taesa (TAEE11), o investidor que apostar em companhias de commodities —aquelas que atuam com matérias-primas como petróleo, minério de ferro, milho, café, soja— também pode se beneficiar.

Quando olhamos também para o setor de commodities [matérias-primas], podemos entender uma tendência de alta, com uma retomada da atividade. Então podemos destacar as ações da Vale (VALE3), que opera em um segmento em que outros setores, como a construção civil, precisam da sua matéria-prima.
Enrico Cozzolino, chefe de análise da Levante

Renda fixa com lucro independente da inflação

A renda fixa também pode oferecer proteção contra a inflação. Para Antonio Marcos Samad Júnior, presidente da Axia Investing, os investidores devem buscar proteção nos investimentos de renda fixa atrelados ao IPCA --seja em títulos públicos ou privados.

Temos o Tesouro IPCA+, onde o investidor pode encontrar atualmente taxas de retorno na casa de 5% ao ano mais a variação do IPCA. Ou seja, independentemente de quanto seja a inflação, o investidor terá 5% de rentabilidade real ao ano.
Antonio Marcos Samad Júnior, presidente da Axia Investing

Caso o investidor não queira aplicar em títulos públicos, mas sim privados, o especialista recomenda CDBs atrelados à inflação, que pagam até 6% ao ano mais IPCA. "Também é uma excelente alternativa em termos de retorno real", afirma.

Fundos imobiliários seriam opção, mas estão com problemas

Outra opção seriam os fundos imobiliários (FIIs). Os contratos que os regem são atrelados à inflação, o que os protegeria. Mas uma decisão recente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pode fazê-los pagar Imposto de Renda e perder atratividade.

Analistas recomendam aguardar para ver o que vai acontecer com esses investimentos.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.