IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Renda fixa: como investir para viajar em 1 ano ou comprar um carro em 5

Viagem ou um carro: onde aplicar o seu dinheiro na renda fixa para resgatar daqui a 1, 3 ou mais de 5 anos? - Getty Images
Viagem ou um carro: onde aplicar o seu dinheiro na renda fixa para resgatar daqui a 1, 3 ou mais de 5 anos? Imagem: Getty Images

Fernando Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/09/2022 11h00

Esta é a versão online e integral para a edição desta quinta-feira (15) da newsletter UOL Investimentos. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Quem assina o UOL ainda recebe duas newsletters exclusivas sobre investimentos.

Como investir para viajar pelo Brasil, fazer uma viagem internacional ou ainda dar entrada em um carro ou apartamento daqui a alguns anos?

Para a sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, é importante que o investidor tenha um prazo determinado para usar o dinheiro. Assim, ele pode selecionar o ativo com maior potencial de valorização, dado o cenário macroeconômico. Mas como fazer isso na renda fixa?

Com a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano, muitos investidores observam renda fixa como uma maneira segura de fazer o dinheiro render. Mesmo com os altos rendimento, é importante continuar a investir na renda fixa de forma bem diversificada.

Segundo especialistas consultados pela reportagem, uma carteira diversificada deve levar em conta as opções de ativos em bancos e instituições financeiras. E, é claro, considerar o Tesouro Direto, título público ofertado pelo Tesouro Nacional.

Planejamento é fundamental Pensar sobre o tempo e como aquele dinheiro será utilizado pode ajudar a determinar a estratégia mais interessante.

O investidor pode dividir seus recursos entre uma viagem nacional para daqui a um ano (considerado um prazo curto), uma viagem internacional em três anos (médio prazo) ou a entrada em um carro em cinco anos (longo prazo), por exemplo.

Tesouro Direto "O Tesouro Direto é sempre uma boa oportunidade porque ele tem os títulos mais seguros da economia, que é o Tesouro Selic", afirma Marilia. O Tesouro Selic é um investimento do Tesouro Direto que acompanha a taxa básica de juros da economia. Em momentos de inflação elevada, é comum que o Banco Central reajuste a Selic para manter os preços sob controle, o que aumenta a rentabilidade do título.

Atualmente, o Tesouro tem títulos com taxas prefixadas em torno de 12% ao ano, o Tesouro IPCA +, que paga entre 5,75% a 5,90% acima da inflação ao ano, e o Tesouro Selic, que tem o retorno pela taxa básica de juros mais uma taxa fixada na hora da compra.

Investir para viajar no ano que vem - curto prazo

Segundo a analista de investimentos da Empiricus, Laís Costa, os ativos pós-fixados, como o Tesouro Selic, Tesouro IPCA, as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio) têm uma relação entre o risco e o retorno muito atrativa para investir para o período de um ano. Isso porque esses investimentos possuem baixa volatilidade, ou seja, o retorno é mais estável, e seguem a remuneração do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

As LCIs e LCAs são títulos de renda fixa oferecidos por instituições privadas para financiar as atividades dos respectivos setores na economia. Diferente do Tesouro Direto, em que há tributação do Imposto de Renda varia entre 22,5% a 15% sobre o retorno, as LCIs e LCAs são isentos do pagamento de impostos à Receita.

Investir para uma viagem ou compra maior - médio prazo

Para o meio da curva (de três a cinco anos), afirma Laís, o mais indicado são os ativos prefixados. Assim, a pessoa consegue garantir uma remuneração maior por mais tempo. Com a expectativa de boa parte do mercado de redução dos juros pelo Banco Central já no primeiro semestre de 2023 (o que é descartado pela analista da Empiricus), muitos investidores buscam o Tesouro Prefixado com este objetivo.

De forma simples, ao contratar um título prefixado com taxa de 12% ao ano, o retorno real em 2022 com a inflação de 7,67% estimada pelo BC seria de 4,33%. No entanto, caso a avaliação realizada pela autoridade monetária se confirmasse (de um IPCA para 2023 próximo a 5%), o retorno real seria de 7% no próximo ano. Isso sem considerar o IR.

Comprar um carro ou dar entrada em um apartamento em cinco anos - longo prazo

Para prazos com vencimentos mais longos, acima de cinco anos, a analista da Empiricus acredita que o melhor é buscar títulos indexados à inflação e isentos de Imposto de Renda, a exemplo dos fundos de debêntures incentivadas.

As debêntures incentivadas são títulos de dívidas emitidos por empresas não financeiras, para financiar as suas atividades: investir em máquinas, expansão, aquisições, entre outros. Neste caso, o dinheiro é utilizado para obras de infraestrutura, como energia, saneamento e em rodovias. Entre as vantagens, há a isenção do pagamento de Imposto de Renda e retornos muitas vezes mensais.

"Eles [os fundos de debêntures] pagam o retorno pela inflação, geram distribuição de renda mensal, possuem um portfólio já diversificado em diversos emissores, contam com gestão ativa e, um dos pontos mais importantes, ainda possuem liquidez", afirma Laís.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.