É hora de investir em IPCA: veja onde aplicar para ganhar com a inflação
Alguns investimentos podem proteger os investidores da inflação, ainda mais se forem mantidos até o prazo de vencimento. Isso garante que seu dinheiro vai continuar com o mesmo poder de compra no futuro. Com a manutenção da taxa Selic a 13,75%, esses ativos em renda fixa seguem sendo uma boa oportunidade.
Inflação e juros em alta oferecem ganhos
- A inflação está alta. Nos últimos 12 meses, de acordo com o IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 5,60%, enquanto no mês de fevereiro foi de 0,84%, um pouco mais alto do que o esperado.
- Taxa de juros também continuará alta. Segundo o último documento divulgado pelo Copom, do Banco Central, ainda não há espaço para baixar os juros
- O investidor se beneficia na renda fixa. De um lado, ganha com a Selic alta. Do outro, com o aumento do IPCA.
O cenário está favorável para investir
- Investir em IPCA é uma boa para se proteger. Quanto maior a inflação, menor é o poder de compra do nosso dinheiro. Por isso, a grande vantagem de ter um título indexado ao IPCA é que o investidor não deixa o seu patrimônio se desvalorizar, diz Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed.
- Juros reais estão acima de 6%. Esses são os rendimentos acima da inflação. A alta da inflação favorece esses títulos e créditos privados, diz Camilla Dolle, Head de Renda Fixa da XP.
Que investimentos existem?
- O Tesouro IPCA+ é o mais popular por conta da segurança e conservadorismo. Mas há outras opções que também se aproveitam da pressão inflacionária.
- É o caso dos fundos de inflação como IMA-B 5. Esses fundos seguem a rentabilidade dos títulos públicos e podem ser prazos menores para sacar.
- Também há títulos emitidos por bancos como CDB, LCI e LCA, e debêntures incentivadas.
Atenção à marcação a mercado
- O momento de incertezas fiscais tende a mexer com as taxas de juros de mercado. Assim, o maior risco desses produtos é que eles podem se desvalorizar pontualmente.
- Isso porque a renda fixa não é tão fixa assim. Ela pode ser afetada pela mudança dos indicadores.
- Cuidado com o prazo. Caso o investidor queira ou precise vender seu investimento antes do prazo combinado, passará pela marcação a mercado.
- Por isso, vale casar o prazo do título com o objetivo do investidor. Assim, é possível para receber todo o retorno esperado e não perder dinheiro, diz Camilla Dolle.
Antes de investir
- Prepare-se. A dica dos especialistas é ter planejamento financeiro para aproveitar a segurança, liquidez e rentabilidade de investir em IPCA.
- Evitar resgatar o dinheiro antes do prazo de vencimento acordado é uma boa estratégia para proteger o patrimônio.
- Há riscos. Além disso, por mais que a possibilidade seja baixa, não se esqueça do risco de crédito (chance de a instituição não honrar o pagamento) e risco de liquidez (facilidade de resgatar o dinheiro). São fatores que devem ser levados em consideração ao escolher em qual tipo de ativo atrelado ao IPCA irá acrescentar na carteira.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.