Só para assinantesAssine UOL

O que você precisa saber antes de investir seu dinheiro para o futuro

Vai investir para a aposentadoria? Veja antes o que considerar na hora de escolher os produtos para colocar na sua carteira.

Confira seis pontos que você precisa saber e analisar, antes de investir. "Geralmente, o projeto de aposentadoria é o que a gente tem mais liberdade, a depender da sua idade", declara a planejadora financeira Lueny Santos, no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.

Essa matéria faz parte do terceiro aulão da série "Como se aposentar sem depender do INSS". Veja a live completa aqui. São três lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

Objetivo ou projeto

Você sempre deve partir do seu objetivo, como a aposentadoria. Investimentos para a aposentadoria são diferentes dos investimentos para a reserva financeira, que são diferentes dos investimentos para comprar um carro daqui a seis meses.

Faz sentido você, aos 80 anos, investir em algo arrojado com foco de retorno em dez anos? É preciso saber as características do seu objetivo para escolher o produto adequado.
Lueny Santos

Perfil de investidor

Você deve conhecer qual é seu perfil: conservador, moderado ou arrojado. "Se você é do tipo que morre do coração se perder R$ 50 nos investimentos, faz sentido colocar todo o seu dinheiro em ações, que variam todos os dias?", diz.

Continua após a publicidade

Liquidez

É a facilidade de resgatar o seu dinheiro a qualquer momento. "Quando você pensa no longo prazo, não precisa de liquidez, porque você vai usar o dinheiro daqui a 15, 20, 30 anos", afirma. Os produtos com liquidez diária são mais recomendados para a reserva financeira e para projetos de curto prazo.

Volatilidade

É quanto aquele investimento pode subir ou cair. Essa instabilidade não tem, necessariamente, relação com o risco. Você precisa saber qual é a volatilidade que você quer na sua carteira. Por exemplo: CDB e ações têm volatilidades diferentes.

A volatilidade de um CDB vai estar ligada ao IPCA, que é a inflação, ou à taxa DI, que é similar à taxa básica de juros. Já a volatilidade das ações está ligada ao mercado. Você quer correr o risco do mercado?

Risco do investimento

Os três principais são:

Continua após a publicidade
  • Risco de crédito: é a chance de o emissor falir ou não honrar o acordo. "Se esse risco te assusta, você pode procurar produtos que têm cobertura, como CDB, LCI, LCA e até a própria poupança, que têm a proteção do FGC [Fundo Garantidor de Créditos]", afirma.
  • Risco de liquidez: é quando você precisa vender uma ação e ninguém quer comprar. Ou naquele momento aquela ação estiver em queda.
  • Risco de mercado: investir em um setor, e ele entrar em crise.

Rentabilidade

Após fazer o filtro nas cinco etapas anteriores, é a hora de escolher o produto que rende mais. "Existem todos os investimentos do mercado financeiro e existem os investimentos que são adequados ao seus projetos e ao seu perfil. Se você conseguir unir esses dois e fizer esse filtro, você vai garantir que os produtos da sua carteira vão fazer sentido para a sua estratégia", declara.

Geralmente, o projeto de aposentadoria é o que a gente tem mais liberdade, a depender da sua idade. Se você começa a se planejar cedo, se você tem tempo para o seu dinheiro trabalhar a seu favor, é o projeto que você tem mais possibilidade de assumir risco.
Lueny Santos

Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.

Aulão: De endividado a investidor: como sair das dívidas e ter mais dinheiro

Dívidas são um dos principais obstáculos para quem quer organizar sua vida financeira. Pensando nisso, o UOL preparou um aulão para quem quer se livrar das dívidas para sempre e ter mais dinheiro para investir e realizar seus sonhos.

Continua após a publicidade

Qual a melhor estratégia para se livrar das dívidas? Dá para começar a investir mesmo endividado? E qual é o melhor investimento para iniciantes? Todas essas perguntas serão respondidas em uma série de três lives.

A primeira live sobre o tema já saiu. Veja aqui o passo a passo para se livrar das dívidas.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre Como investir para se aposentar sem depender do INSS. Para saber mais, acesse este link .

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Continua após a publicidade

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.