Só para assinantesAssine UOL

70% dos principais fundos imobiliários estão com desconto para investidores

Quer receber matérias como essa toda semana no seu e-mail? Assine a newsletter UOL Investimentos.

Dos 116 fundos que fazem parte do Ifix, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários, 82 (70,7%) negociam com valor inferior ao preço real em 2024. É o que mostra um levantamento feito pela Economatica a pedido do UOL.

O estudo considerou a relação do preço da cota sobre o valor patrimonial (P/VP). Ou seja, mede quanto o fundo tem investido ante qual é o valor dele no mercado de capitais. Quando o indicador de um FII fica abaixo de 1, significa que o seu preço está "barato". Acima desse patamar, o fundo pode ser considerado "caro" e, no momento em que o P/VP chega a 1, o preço é considerado justo. A análise considera o ano até o dia 20 de fevereiro.

Quais são os fundos negociados com desconto

Fundo com maior desconto é o Tordesilhas Ei (TORD11). A relação entre o valor pelo qual é negociado e seu valor patrimonial é de 0,16. Em outras palavras, significa que o desconto em relação ao valor negociado na B3 é de 84%. Gerido pela R Capital Asset, esse é um FII híbrido, ou seja, que mescla tanto ativos do mercado imobiliário quanto títulos de dívida, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).

Os fundos de tijolo investem em imóveis físicos - prédios comerciais, shoppings, galpões logísticos, hospitais, entre outros. Os fundos de papel aplicam em títulos de dívida voltados ao mercado imobiliário. Os híbridos, um pouco de cada. Já os fundos de fundos, FOFs, investem apenas em outros fundos.

Veja abaixo os fundos com mais desconto:

  1. Tordesilhas Ei FII-Unica (TORD11): 0,16
  2. Brazilian Graveyard FII-Unica (CARE11): 0,21
  3. Hedge Office Income Fundo de I-Unica (HOFC11): 0,27
  4. Hectare Ce FII-Unica (HCTR11): 0,29
  5. FII Xp Properties (XPPR11): 0,36
  6. Versalhes Recebíveis Imobiliários - FI Imobiliário (VSLH11): 0,37
  7. FII Rec Logística-Unica (RELG11): 0,39
  8. Devant Recebíveis Imobiliários-Unica (DEVA11): 0,42
  9. FII BTG Pactual Terras Agricol-Unica (BTRA11): 0,44
  10. FII FII Rec Renda Imobiliária-Unica (RECT11): 0,47
  11. Bluemacaw Logística Fundo de I-Unica (BLMG11): 0,49
  12. Santander Renda de Aluguéis Fu-Unica (SARE11): 0,50
  13. Brpr Corporate Offices FII-Unica (BROF11): 0,55
  14. BTG Pactual Corporate Office Fund FII (BRCR11): 0,60
  15. Autonomy Edifícios Corporativo-Unica (AIEC11): 0,62
  16. Js Real Estate Multigestão-FII-Unica (JSRE11): 0,69
  17. Vinci Offices FII-Unica (VINO11): 0,69
  18. FII BTG Pactual Agro Logística-Unica (BTAL11): 0,71
  19. FII Rbr Properties - FII-Unica (RBRP11): 0,72
  20. Patria Logística Fundo de Inve-Unica (PATL11): 0,78

Valor patrimonial não é o único critério a ser levado em conta

Valor patrimonial é um dos indicadores mais importantes para os FIIs. No entanto, não deve ser a única métrica avaliada, afirma Marcos Banhara, analistas de fundos imobiliários da Guide Investimentos.

Continua após a publicidade

Para uma análise mais completa, ele afirma que os investidores devem observar o dividend yield (relação entre os lucros distribuídos e o valor da cota), a taxa de ocupação, a qualidade e a diversificação dos ativos que compõem a carteira. Também são importantes os prazos e condições dos contratos de locação, a liquidez, o endividamento e aspectos fiscais.

P/VP deveria ser usado apenas para fundos de papel e fundos de fundos. Segundo Carolina Borges, analista de FIIs da EQI Research, essa métrica se adequa mais FIIs com portfólio líquido, como os de papel. Isso porque, no caso dos FIIs de tijolos, o valor patrimonial é composto também do laudo de avaliação do imóvel. Dessa forma, o indicador pode não representar o valor real dos ativos se os juros caírem no futuro, por exemplo. Neste caso, são consideradas as expectativas de ocupação da região, a qualidade construtiva dos imóveis, o valor de mercado de imóveis similares na mesma região e a qualidade da gestão.

E em que fundos com desconto vale a pena investir?

Fundos de papel abaixo do valor patrimonial e carteira de crédito saudável são os mais indicados. É o que diz Carolina, da EQI. Neste sentido, ela lista o Capitania Securities (CPTS11), FII BTG Pactual Crédito Imobiliário (BTCI11), Vectis Juros Real (VCJR11) e e o Rbr Alpha Multiestrategia (RBRF11).

Esses fundos são mais expostos à inflação. "O BTCI11, por exemplo, pode ser uma boa oportunidade de alocação pela diversificação da carteira e qualidade do portfólio de CRIs. O CPSTS11 ainda um ganho potencial a vir da valorização de mercado, assim como o VCJR11. No caso do RBRF11, é um fundo multiestratégia, que pode ser considerado uma 'evolução dos FoFs' tradicionais. Ele mescla a estratégia de tijolo, via FIIs, e de crédito e liquidez, via CRIs", diz Carolina.

Fundos com bom histórico, sem problemas e risco de falências. Essas são as características lembradas por Banhara, da Guide. Neste sentido, ele indica o CSHG Imobiliário (HGFF), um fundo de fundo, o Kinea Índices de Preços (KNIP11), de recebíveis imobiliários, e o CSHG Real Estate (HGRE11), de lajes corporativas.

Continua após a publicidade

FoFs e recebíveis. O HGFF, fundo de fundos da Heading Griffo, foi muito afetado no último ano dada a queda dos ativos em carteira no último ano, mas se movimentou para obter altas, como o reposicionamento em ativos de shoppings. No caso do KNIP11, fundo de recebíveis da Kinea Investimentos, acompanhou a queda setorial dos fundos de papéis e viu sua cota ser afetada, mas tem uma boa qualidade de crédito e se mantém forte.

Lajes corporativas. Por sua vez, o HGRE11, também da Heading Griffo, é um considerado um dos melhores no segmento de lajes corporativas, mesmo com um alto nível de vacância (27%), e há uma perspectiva de crescimento com o retorno do trabalho presencial.

E os setores mais interessantes?

Ativos de shoppings (31,8%), FOFs (26,2%) e tijolos (19,1%) foram os que mais apresentaram retornos em 2023. É o que diz Banhara, da Guide. Com isso, o analista afirma que a visão da casa de análise em 2024 vai de acordo com estes mesmos segmentos. "Para este ano, estamos confiantes em FoF's e lajes: são grupos normalmente apresentam desempenho melhor em momentos de queda da Selic", diz.

Carteira diversificada é o segredo para obter boa rentabilidade. Para Carolina Borges, da EQI, cada setor deve cumprir uma função específica na carteira. No ano passado, ela diz que os fundos de shoppings foram protagonistas e que o setor é importante em cenários de crescimento da economia.

Fundos de papel podem contribuir para a remuneração da inflação à vista. Eles são importantes para manter o poder de compra durante o cenário de juros altos. Os galpões são mais resilientes e possuem boa previsibilidade de receita. Já as lajes podem ver um cenário de aumento de ocupação e valor nos aluguéis, contribuindo para um ganho de capital mais a longo prazo.

Continua após a publicidade

Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.

Aulão: Como montar o seu plano para uma aposentadoria tranquila

Saiba como fazer o planejamento da sua aposentadoria, onde investir e como montar uma carteira de longo prazo para atingir este objetivo. O primeiro aulão mostrou o que considerar ao montar seu plano para uma aposentadoria tranquila. O segundo aulão falou sobre a previdência privada. Serão quatro lives do Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL Investimentos.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40.

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Continua após a publicidade

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Deixe seu comentário

Só para assinantes