Brasil licita BR-163 e avança em seu plano de melhorar infraestrutura
S¥O PAULO, 27 Nov 2013 (AFP) - A Odebrecht venceu nesta quarta-feira o leilão de concessão de um trecho de 855 km de uma importante rodovia no estado de Mato Grosso, uma das principais áreas agrícolas do país, informou a Bolsa de São Paulo.
A Odebrecht ganhou a licitação para gerir a rodovia BR-163 por 30 anos com uma proposta de pedágio 52% abaixo do preço máximo estabelecido pelo governo. Estava previsto que venceria o grupo que oferecesse um pedágio menor.
Esta é a segunda grande licitação vencida pela Odebrecht em poucos dias, após ganhar na sexta-feira, junto ao operador do aeroporto de Cingapura, a licitação para administrar o aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, pelo qual ofereceu 8,2 bilhões de dólares, muito mais que o esperado pelo governo.
A rodovia BR-163 é o principal canal de distribuição da colheita agrícola do centro-oeste, grande produtor de soja e gado, mas que está saturada e, regularmente, registra acidentes e dificuldades no trânsito.
A concessão prevê duplicar a capacidade da via em suas duas direções, o que implicará investimentos de mais de 2 bilhões de dólares.
Em direção ao norte, a BR-163 adentra a Amazônia até Santarém, no Pará. Os produtores defendem a pavimentação do trecho amazônico para que a colheita não dependa dos portos do sul do país para exportação.
Sete empresas participaram da licitação, marcando o avanço do governo em seu plano de aprovar concessões que destinem US$58 bilhões à construção e melhora de rodovias e ferrovias do país.
"A conclusão das obras da BR-163 economizaria ao país mais de 600 milhões de dólares por ano em transporte de carga", destacou a Confederação Nacional da Indústria.
Segundo a Confederação Nacional de Transporte, no Brasil existem 1,7 milhão de quilômetros de estradas, mas apenas 202.000km são asfaltados e 5.000 km são de pista dupla.
A Odebrecht ganhou a licitação para gerir a rodovia BR-163 por 30 anos com uma proposta de pedágio 52% abaixo do preço máximo estabelecido pelo governo. Estava previsto que venceria o grupo que oferecesse um pedágio menor.
Esta é a segunda grande licitação vencida pela Odebrecht em poucos dias, após ganhar na sexta-feira, junto ao operador do aeroporto de Cingapura, a licitação para administrar o aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, pelo qual ofereceu 8,2 bilhões de dólares, muito mais que o esperado pelo governo.
A rodovia BR-163 é o principal canal de distribuição da colheita agrícola do centro-oeste, grande produtor de soja e gado, mas que está saturada e, regularmente, registra acidentes e dificuldades no trânsito.
A concessão prevê duplicar a capacidade da via em suas duas direções, o que implicará investimentos de mais de 2 bilhões de dólares.
Em direção ao norte, a BR-163 adentra a Amazônia até Santarém, no Pará. Os produtores defendem a pavimentação do trecho amazônico para que a colheita não dependa dos portos do sul do país para exportação.
Sete empresas participaram da licitação, marcando o avanço do governo em seu plano de aprovar concessões que destinem US$58 bilhões à construção e melhora de rodovias e ferrovias do país.
"A conclusão das obras da BR-163 economizaria ao país mais de 600 milhões de dólares por ano em transporte de carga", destacou a Confederação Nacional da Indústria.
Segundo a Confederação Nacional de Transporte, no Brasil existem 1,7 milhão de quilômetros de estradas, mas apenas 202.000km são asfaltados e 5.000 km são de pista dupla.
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