Bolsas

Câmbio

Grã-Bretanha proíbe fumo em carro na presença de menores de idade

Londres, 1 Out 2015 (AFP) - Fumar no carro quando há menores de 18 anos será punido com uma multa na Inglaterra e em Gales após a entrada em vigor nesta quinta-feira de uma nova lei antitabaco.

A lei será aplicada aos motoristas e aos passageiros que fumarem diante de crianças, mesmo que seja com as janelas abertas. A medida não afeta os carros conversíveis e os cigarros eletrônicos.

Descumprir a lei custará uma multa de 50 libras (67 euros, 75 dólares), mas a polícia afirmou que, a princípio, priorizá a pedagogia em detrimento da repressão.

A medida foi saudada pela British Lung Foundation (Fundação pulmonar britânica), que estima que 430.000 crianças são expostas todas as semanas à fumaça dos cigarros nos carros.

Seus opositores, por sua vez, consideram a lei de difícil aplicação e que contraria a liberdade.

Steve White, presidente do sindicato de policiais, disse à BBC que será extremamente difícil fazê-la ser cumprida. "Já temos muito com o que nos ocupar com os roubos", lamentou.

Vários países, entre eles Canadá, Estados Unidos, Austrália, Chipre e África da Sul, adotaram leis nacionais ou regionais proibindo fumar no carro se houver crianças.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos