IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercosul oferece à UE abertura de 93% de sua produção para TLC

22/02/2016 15h59

Montevidéu, 22 Fev 2016 (AFP) - O Mercosul ofertou à União Europeia (UE) incluir aproximadamente 93% de sua produção em um tratado de livre comércio (TLC) e aguarda uma resposta, informou nesta segunda-feira o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez.

"Os países do Mercosul já apresentaram a lista de produtos e artigos (...), mais de 93% do que produzimos já colocamos à disposição para levar adiante um tratado de livre comércio", disse Vázquez, cujo governo exerce a presidência temporária do bloco.

Em outubro o Mercosul havia ofertado a Bruxelas a abertura de 87% de seu mercado, mas vários países da UE consideraram a oferta insuficiente. A UE propõe uma abertura de 91,5%.

"Estamos esperando que a União Europeia decida", acrescentou Vázquez depois de ressaltar a amplitude da oferta formulada pelos membros fundadores do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

As negociações para um TLC entre ambos os blocos foram retomadas em 2010 após uma suspensão de seis anos.

Para Vázquez, "quem tem problemas agora é a União Europeia, sobretudo por alguns aspectos vinculados ao protecionismo agrícola".

"A França pode estar (entre esses países), mas também há outros países que estão se opondo porque também são produtores de alimentos e veem concorrência", disse Vázquez, que na quinta-feira receberá em Montevidéu o presidente francês Francois Hollande.