PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Metrô de Washington fica fechado por 24h para revisão de urgência

15/03/2016 20h01

Washington, 15 Mar 2016 (AFP) - Todas as seis linhas de metrô de Washington e suas 91 estações ficarão fechadas entre a meia-noite desta terça e a manhã de quinta para uma inspeção de segurança nas instalações elétricas, sob risco de incêndio - anunciou a agência supervisora.

A medida, excepcional e inédita na capital americana, foi tomada após um incêndio registrado na segunda-feira em um cabo elétrico e que paralisou parte da rede, sem deixar vítimas.

"Vamos suspender o serviço de trens por 24 horas para inspecionar 600 cabos de corrente subterrâneos", disse o gerente-geral da autoridade metropolitana dos transportes WMATA, Paul Wiedefeld, em uma entrevista coletiva nesta terça-feira.

"Embora o risco para o público seja muito baixo, não posso descartar uma potencial ameaça de segurança e, por isso, devemos tomar essa ação imediatamente", disse Wiedefeld, reconhecendo que a medida é "impopular".

A medida busca evitar a repetição de um acidente fatal ocorrido no ano passado na capital americana.

Em janeiro de 2015, uma estação do metrô de Washington se viu tomada por fumaça. Uma mulher morreu, e dezenas de pessoas ficaram feridas no incidente. O episódio terminou por enterrar a má imagem da rede, frequentemente criticada por seus atrasos.

Os ônibus funcionarão normalmente nesta quarta, e mais unidades serão dedicadas às escolas. Ainda assim, o fechamento do transporte subterrâneo pode causar enormes obstruções no transporte da capital.

O chefe da junta da WMATA, Jack Evans, reconheceu que a decisão vai causar "muito congestionamento".

"Mas a segurança é o mais importante, e temos de chegar ao fundo disso", acrescentou.

O sistema de transportes de Washington é o mais usado nos Estados Unidos, depois do de Nova York, com um fluxo de 700.000 usuários por dia, em Washington e nos subúrbios em Maryland e na Virgínia.

Durante a gigantesca tempestade de neve em janeiro, as autoridades tomaram a decisão de fechar o sistema de trens e ônibus por três dias. Possivelmente, este foi o mais longo fechamento em quase meio século de história do metrô de Washington.