Bolsas

Câmbio

Canal de notícias 24 horas Africanews entra no ar

Pointe-Noire, Congo, 21 Abr 2016 (AFP) - O canal pan-africano de notícias 24 horas Africanews começou suas transmissões nesta quarta-feira direto da sede de Pointe-Noire, no sul da República do Congo.

Depois de três meses e meio de existência on-line, a filial africana da emissora Euronews iniciou sua difusão pouco depois das 17h (13h, horário de Brasília).

A Africanews vai oferecer "uma informação de qualidade (...) um novo ponto de vista, uma nova voz, portadora dessa perspectiva africana (sobre a informação e sobre o mundo) que merece existir no concerto das nações", declarou o presidente de ambas as redes, Michael Peters.

Inicialmente, as transmissões do canal africano serão em inglês e francês. No futuro, espera-se a emissão em outros idiomas, afirmou Peters, citando o swahili, língua falada na África Oriental, o hausa, na África Ocidental, e o português.

Apesar de ser 100% uma filial da Euronews, grupo no qual o magnata egípcio Naguib Sawiris tem participação majoritária, a Africanews será independente em nível editorial.

"Não há qualquer controle editorial que passe por Lyon", cidade francesa sede da Euronews, afirmou o diretor de Desenvolvimento Editorial da Africanews, François Chignac.

"A África tem 54 países, e vamos levar isso em conta no dia a dia", comentou a co-editora-chefe francófona Nathalie Wakam.

"Imediatamente disponível em 33 países da África Subsaariana e em 7,3 milhões de lares", a emissora dispõe de "cinco anos para alcançar o equilíbrio financeiro", afirmou Peters.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos