IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Soros prevê queda vertiginosa da libra caso Brexit vença

20/06/2016 23h18

Londres, 21 Jun 2016 (AFP) - O magnata George Soros, que enriqueceu apostando contra a libra em 1992, prevê uma queda vertiginosa da moeda britânica em caso de vitória do Brexit no referendo da próxima quinta-feira.

"Caso o Reino Unido abandone a União Europeia, haverá um efeito claríssimo e imediato que afetará cada casa: o valor da libra cairá de forma vertiginosa", disse o magnata americano, de 85 anos, em artigo publicado no jornal Guardian nesta segunda-feira.

Segundo Soros, a libra deverá cair ao menos 15%.

"A ironia, neste caso, é que a libra passaria a valer o mesmo que o euro, uma forma de equiparar as moedas, o que ninguém deseja no Reino Unido".

O magnata de origem húngara prevê ainda que o abandono da União Europeia reduzirá o preço das moradias, mas também provocará perda de postos de trabalho e, eventualmente, recessão.

"Um voto a favor do Brexit tornaria algumas pessoas muito ricas, mas a maioria dos eleitores empobrecerá consideravelmente", avalia Soros, um dos homens mais ricos do planeta.

"O voto pela saída da UE pode fechar a semana com uma sexta-feira negra, com graves consequências para as pessoas comuns".

A três dias do referendo, duas novas pesquisas publicadas no Reino Unido apontam uma disputa bastante acirrada entre os partidários do "sim" e aqueles que preferem deixar o bloco.

A enquete do jornal "Daily Telegraph" mostrou que a opção de continuar na UE se manteve estável em relação à semana passada, com apoio de 49% dos entrevistados. Já a escolha pela saída subiu três pontos, chegando a 47%. Essa é a margem mais estreita (2%) já registrada desde que a empresa OBR, responsável pela pesquisa, começou a medir as tendências em março. Desta vez, 800 pessoas foram ouvidas.

Na sondagem do YouGov para o Times, a "Brexit" conta com 44%, um aumento de um ponto percentual, contra 42% para os defensores do status quo, opção que teve queda de dois pontos.