PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Trump viaja à Escócia em plena votação do Brexit

23/06/2016 00h12

Washington, 23 Jun 2016 (AFP) - Donald Trump realiza sua primeira viagem ao exterior desde que se tornou o virtual candidato republicano à Casa Branca com uma visita à Escócia nesta sexta-feira, no momento em que os britânicos votam por sua permanência ou não na União Europeia.

O magnata assistirá à cerimônia de reabertura do campo de golfe Trump Turnberry no mesmo dia em que os britânicos conhecerão o resultado da consulta desta quinta-feira sobre sua permanência na UE.

Em meio à intensa campanha do primeiro-ministro britânico, David Cameron, pela manutenção do Reino Unido no bloco europeu, Trump defendeu a saída da União Europeia.

O magnata tem chocado britânicos e europeus com sua verborragia, insultos e polêmicos ataques contra grupos étnicos e religiosos.

De certa forma, a viagem de Trump faz recordar o que fez Barack Obama na Alemanha, em julho de 2008, quando era o virtual candidato democrata, mas com uma posição totalmente diferente.

Enquanto Obama falou para milhares de pessoas prometendo acabar com a era de divisão que marcou seu antecessor, George W. Bush, e cortejou a unidade europeia, Trump tem se mostrado duro com o velho continente.

Em dezembro, o magnata criticou os "dirigentes fracos", e três meses depois, após os atentados de Bruxelas, advertiu para "os gravíssimos" problemas da Europa para enfrentar o terrorismo.

Cameron qualificou de "estúpidas" as propostas de Trump para os muçulmanos.

Na quarta-feira, Trump considerou que a crise dos imigrantes na Europa é uma "desordem" e que apesar de não ter analisado detalhadamente a questão do Brexit, sente que Londres deveria abandonar a UE.