Bolsas

Câmbio

AIE rebaixa a 1,2 mbd previsão de crescimento da demanda de petróleo em 2017

Paris, 11 Ago 2016 (AFP) - A Agência Internacional de Energia (AIE) cortou nesta quinta-feira em 100.000 barris diários sua previsão de crescimento da demanda mundial de petróleo em 2017, devido a um panorama macroeconômico dificultado pelo Brexit.

O consumo mundial de petróleo no próximo ano será de 97,5 milhões de barris diários (mbd), com um aumento de 1,2 mbd, em vez dos 1,3 milhão previstos na estimativa anterior, disse a AIE em seu relatório mensal.

Para 2016, a entidade que representa os interesses dos países industrializados consumidores mantém sua projeção de uma demanda de 96,3 mbd, em alta de 1,4 mbd em relação a 2015.

"A previsão de crescimento para 2017 é inferior em 0,1 mbd em comparação com nossas estimativas anteriores, devido a um enfraquecimento das perspectivas econômicas", explica o organismo.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou em julho suas projeções de crescimento mundial em 2016 e 2017 e advertiu que o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) pode desacelerar ainda mais o ritmo da economia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos