Acordo com Mercosul é "oportunidade" para projeto europeu após Brexit

Bruxelas, 12 Out 2016 (AFP) - O secretário argentino de Comércio, Miguel Braun, pediu o avanço do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE), estimando que se trata de uma "oportunidade" para o projeto europeu após a saída do Reino Unido do bloco.

"Este acordo é uma oportunidade para a UE de mostrar que o projeto europeu continua sendo dinâmico", afirmou Braun em coletiva de imprensa convocada no contexto das reuniões até sexta-feira com Bruxelas, pelo Comitê de Negociações Birregionais (CNB).

Braun se mostrou "otimista" em relação à possibilidade de alcançar um futuro acordo, cujas negociações podem terminar em "um ou dois anos", antes do início de processo de ratificação.

Após o abandono das negociações em 2004, a UE e Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai trocaram ofertas tarifárias em maio, que o presidente argentino, Mauricio Macri, considerou uma "oferta muito básica e inicial".

A nova reunião em Bruxelas chega em um momento em que a UE tenta fechar um acordo de livre-comércio com Canadá (CETA), e que as negociações com os Estados Unidos para a Associação Transatlântica para o Comércio e o Investimento mais lentas do que o previsto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos