Bolsas

Câmbio

Petróleo fecha em baixa em Nova York, a 50,52 dólares o barril

Nova York, 24 Out 2016 (AFP) - Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira depois de declarações iraquianas que geraram preocupações sobre o fracasso do acordo para reduzir a produção da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Os preços do barril de "light sweet crude" (WTI), referência do petróleo nos EUA, caiu 33 centavos, a 50,52 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex) no contrato para dezembro.

Em Londres, o preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em dezembro caiu 32 centavos, a 51,46 dólares, no Intercontinental Exchange (ICE).

"As declarações iraquianas do final de semana indicando que eles estimam que deveriam poder aumentar sua produção e não ser submetidos a cotas, fizeram ressurgir as inquietudes sobre o acordo da Opep" para congelar a produção, que deveria ser instrumentado no final de novembro, disse Phil Flynn, da Price Futures.

"Com Irã, Líbia e Nigéria já exonerados, essa mudança do segundo produtor da Opep poderia provocar o fracasso do acordo", alertou Tim Evans de Citi em nota.

Grande parte do esforço de redução da produção de petróleo repousaria então na Arábia Saudita, país dominante do cartel.

"Os sauditas não poderão continuar vendendo títulos ou partes de suas empresas para equilibrar seu orçamento", afirmou Carl Larry, da Frost & Sullivan em uma nota.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos