Crescimento da zona do euro se estabiliza em 0,3% no 3o. trimestre

Bruxelas, 31 Out 2016 (AFP) - O crescimento dos 19 países da zona do euro se estabilizou no terceiro trimestre em 0,3%, enquanto a inflação alcançou em outubro seu nível máximo desde junho de 2014, em 0,5%, indicou nesta segunda-feira o escritório europeu de estatísticas Eurostat.

Os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) dos países do euro respondem às expectativas dos analistas consultados pelo Factset, que apostavam em um crescimento de 0,3% no período compreendido entre julho e setembro.

A inflação, por sua vez, avançou levemente nos países do euro, dos 0,4% registrados em setembro a 0,5% no mês passado, seu nível mais alto desde junho de 2014, segundo uma primeira estimativa do Eurostat.

Embora se trate de seu nível mais alto desde junho de 2014, ainda está distante do objetivo próximo aos 2% do Banco Central Europeu (BCE), um nível considerado benéfico para a atividade econômica.

Os analistas consultados pelo Factset haviam estimado uma inflação levemente inferior, de 0,4% em outubro.

Nos 29 países da União Europeia, o crescimento foi de 0,4% no terceiro trimestre, também estável em relação ao período de abril a junho de 2016.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos