Bolsas

Câmbio

GE faz fusão de atividades com as do setor petroleiro da Baker Hughes

Nova York, 31 Out 2016 (AFP) - O conglomerado industrial americano General Electric (GE) anunciou nesta segunda-feira a fusão de suas atividades tecnológicas com as de serviço do setor de petróleo e gás da companhia Baker Hughes para criar uma nova empresa que vai gerar 32 bilhões de dólares por ano.

Segundo o acordo, revelado em um comunicado, a GE dará aos acionistas da Baker Hughes um dividendo excepcional de 7,4 bilhões de dólares e controlará 62,5% da nova entidade, que reunirá as atividades de petróleo e gás de ambas companhias.

A nova empresa, que se chamará "Baker Hughes, a GE company" (Baker Hughes, uma empresa da GE), será cotada na Bolsa de Nova York.

A fusão recebeu a autorização de ambos os conselhos administrativos, mas ainda precisa ser aprovada pelos acionistas da Baker Hughes e pelas autoridades reguladoras.

Esta operação é realizada após a Baker Hughes renunciar a sua fusão com a sua maior concorrente, a Halliburton - número dois mundial após a gigante franco-americana Schlumberger - anunciada no final de 2014.

Afetados pela queda dos preços do petróleo nos últimos dois anos, as empresas do setor tentam reduzir os custos e encontrar mais propostas para os seus clientes.

"Os clientes do petróleo e energia exigem soluções mais produtivas", comentou no comunicado o CEO da GE, Jeff Immelt.

"Isso só pode acontecer através da inovação técnica e boa gestão, (ou seja) as marcas GE e Baker Hughes", disse.

O conglomerado também apostar na combinação de "soluções digitais, experiência industrial e tecnológica" da GE com a "reputação inabalável da Baker Hughes no setor de serviços para poços e plataformas de petróleo".

O chefe da subsidiária de petróleo e gás da GE, Lorenzo Simonelli, será o diretor geral da nova empresa, enquanto Immelt vai presidir o conselho de administração e Martin Craighead, CEO da Baker Hughes, vai se tornar vice-presidente.

jum/fpo/sg/spc/mr

BAKER HUGHES

GE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos