IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo francês Total e Irão assinam acordo para exploração de gás

08/11/2016 15h32

Teerã, 8 Nov 2016 (AFP) - O grupo petrolífero francês Total e a Companhia Nacional Iraniana de Petróleo (NIOC) assinaram nesta terça-feira um acordo para a exploração de uma importante jazida de gás no Golfo.

O acordo preliminar concerne no desenvolvimento e na exploração da fase 11 do campo de gás Pars Sur, com um investimento de 4,8 bilhões de dólares, incluindo uma primeira parcela de 2 bilhões de dólares, segundo o comunicado do ministério iraniano do Petróleo.

O ministro iraniano do Petróleo, Bijan Zanganeh, assistiu à cerimônia de assinatura e agradeceu ao grupo francês "que sempre foi pioneiro e aceitou (no passado) vir ao Irã em condições difíceis".

A Total deterá 50,1% das partes do consórcio que explorará o campo, seguido do grupo China National Petroleum Corporation (CNPC) com 30% e do iraniano Petropars (19,9%), segundo Gholamreza Manouchehri, vice-presidente da Companhia Nacional Iraniana de Petróleo (NIOC).

O acordo definitivo será fechado no início de 2017 e a produção começará 40 meses depois. Está previsto que o desenvolvimento e a exploração do campo se prolongue durante 20 anos e que os investimentos se rentabilizem ao completar 10 anos.

Cerca de 70% das instalações utilizadas para o desenvolvimento e a exploração da fase 11 de Pars Sur serão fabricadas no Irã, segundo Zanganeh.

Pars Sur, propriedade do Irã e do Catar, e o maior campo de gás natural no mundo.

burs-stb/feb/es/app/cc