IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Jornais europeus começam a publicar os 'Malta Files' sobre paraíso fiscal maltês

19/05/2017 16h42

Paris, 19 Mai 2017 (AFP) - Treze jornais, agrupados na rede European Investigative Collaborations (EIC), começaram a publicar nesta sexta-feira (19) os "Malta Files", mais de 150 mil documentos confidenciais que revelam os "segredos deste paraíso fiscal desconhecido" - anunciou o site francês Mediapart.

A página investigativa promete "mergulhar nos meandros desse paraíso fiscal desconhecido, que preside até 30 de junho a União Europeia", garantindo que a pequena ilha de 430.000 habitantes "priva outros países de 2 bilhões de euros em receitas fiscais a cada ano".

Em reação a essas publicações, o governo maltês rejeitou as acusações de "paraíso fiscal" contidas na investigação.

"Não temos nada a acrescentar ao que dissemos", disse hoje à AFP um porta-voz do Ministério maltês das Finanças, que há dez dias vem desmentindo acusações semelhantes feitas por um ministro regional alemão.

De acordo com o Mediapart, o material - a ser publicado ao longo de duas semanas - é sobre a "otimização e evasão fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção" e se baseia "na lista completa de pessoas e entidades envolvidas nas 53.247 empresas registradas em Malta".

Entre elas estariam "grandes líderes empresariais", multinacionais como "Bouygues, Total, BASF, Ikea", ou bancos como "Reyl e JP Morgan", descreve o Mediapart.

Além do Mediapart, a revista alemã Der Spiegel e os jornais Expresso (Portugal), El Mundo (Espanha), L'Espresso (Itália), Le Soir (Bélgica), Politiken (Dinamarca), Malta Today (Malta) e o "site" romeno The Black Sea fazem parte do projeto.

Segundo Der Spiegel, vários grupos alemães têm empresas registradas em Malta, como BMW, BASF, Deutsche Bank, Puma, Perck, Bosch, ou Rheinmettall. A gigante aérea Lufthansa possui "18 filiais em Malta", acrescenta o semanário alemão, garantindo que a empresa instalou seu "fundo de pensão" no país.

Contactadas por Der Spiegel, as empresas envolvidas disseram que sua presença em Malta é "legal" e que declaram ao Tesouro maltês.

Em 10 de maio passado, o ministro das Finanças do estado regional de Renânia do Norte-Westphalia, Norbert Walter-Borjans, havia declarado que seu governo estava investigando cerca de 2.000 empresas de fachada registradas na ilha, após receber denúncias anônimas sobre o assunto. Algumas dessas companhias seriam ligadas aos principais grupos alemães e suspeitas de fraude.

De acordo com o L'Espresso, a Itália é, "de longe", o país mais representado nos "Malta Files", com cerca de 8.000 empresas maltesas controladas por acionistas italianos. A investigação envolveu 49 jornalistas de 16 países ao longo de quatro meses.

ref-dsa-fio/fka/mw/glr/jvb/pa/mr/tt

DEUTSCHE LUFTHANSA AG

TOTAL

BAYERISCHE MOTOREN WERKE AG

ALTRAN TECHNOLOGIES

BASF

JCDECAUX SA

RHEINMETALL

ILIAD

DEUTSCHE BANK

BOUYGUES

PUMA

GRUPPO EDITORIALE L'ESPRESSO

J.P. MORGAN CHASE & CO

AKKA TECHNOLOGIES

Merck