IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed vê indícios de que investimento empresarial vai impulsionar economia

07/07/2017 15h33

Washington, 7 Jul 2017 (AFP) - O Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) disse nesta sexta-feira que vê indícios de que o investimento empresarial está pronto para se recuperar da inércia da crise financeira mundial e impulsionar a economia americana.

Contudo, em seu relatório semestral ao Congresso, o banco central reafirmou seu ponto de vista de que as taxas de juros de referências devem aumentar gradualmente enquanto a economia ganha vapor. O Fed disse que espera que a taxa avance novamente nesse ano.

O investimento das empresas é crucial, porque pode destravar ganhos de produtividades de empresas e trabalhadores, o que poderia, por sua vez, levar a alta dos salários que estão estagnados.

A presidente do Fed Janet Yellen vai apresentar o relatório ao Comitê de Serviços Financeiros, onde deve enfrentar duros questionamentos dos legisladores republicanos acerca do crescimento econômico e dos salários baixos, bem como sobre as decisões do banco central sobre as taxas de juros.

Após investimentos empresariais achatados em 2016, essas taxas "cresceram robustamente no começo do ano", com alta sólida da aquisição de equipamentos.

Os fracos ganhos de produtividade são alvo de debates constantes, mas o Fed alertou que, se continuasse baixo, ele "restringiria a melhoria do padrão de vida".

Mesmo com a recuperação da economia e a expectativa de que a inflação ultrapasse os 2% (agora está 1,4%), o Fed repetiu que "a onda de força da economia vai garantir altas graduais nas taxas".

Mas o banco se comprometeu a "monitorar cautelosamente" a inflação e outros indicadores econômicos na tomada de decisões.