IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Setor de petróleo e gás pede 'clareza' do Reino Unido sobre Brexit

06/09/2017 16h23

Londres, 6 Set 2017 (AFP) - A empresa líder do setor energético Oil & Gas UK afirmou, nesta quarta-feira, que a Grã-Bretanha precisa ter "clareza" sobre sua estratégia para o Brexit, a fim de estimular a criação de empregos e o investimento no setor de petróleo e gás offshore.

A empresa revelou, em seu relatório econômico de 2017, que os empregos neste setor caíram mais neste ano, por causa de profundos cortes de custos, apesar de os preços do petróleo estarem subindo.

"Investidores em potencial (...) precisam de clareza sobre como o Reino Unido vai responder ao impacto macroeconômico do Brexit", disse Deidre Michie, CEO da Oil & Gas UK, no relatório.

"O governo do Reino Unido precisa manter a voz firme para a nossa indústria na Europa, em que petróleo e gás vão continuar a prover uma parte vital do nosso pacote energético".

Ela acrescentou que a energia das plataformas offshore "continua a mostrar que o setor deveria estar no coração da estratégia industrial do governo do Reino Unido".

O número de empregados direta ou indiretamente pelo setor de petróleo e gás caiu em 13 mil pessoas, a 302.200 na primeira metade de 2017.

"O setor continua a manter mais de 300 mil empregos na economia, mas, como esse número é cerca de um terço menos que no pico de 2014, isso pode ameaçar capacidades essenciais na cadeia de suprimentos se a atividade não se recuperar", resumiu a Oil & Gas UK no relatório.