IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Grande cidade do Irã tem protestos contra desemprego e inflação

28/12/2017 15h41

Teerã, 28 dez 2017 (AFP) - Centenas de pessoas se manifestaram nesta quinta-feira (28) em Mashhad, no nordeste do Irã, e em outras cidades do país contra a alta dos preços, o desemprego e o governo do presidente Hasan Rohani, informou o veículo reformista Nazar.

"A manifestação era ilegal, mas a polícia se mostrou tolerante", declarou o governador de Mashhad, Mohamad Rahim Noruzian, citado pela agência de notícias Isna.

Contudo, indicou que algumas pessoas foram detidas "por terem tentado danificar prédios públicos".

Segundo vídeos divulgados pelo Nazar em sua conta no Telegram, os manifestantes gritaram "morte a Rohani", bem como "nem Gaza, nem Líbano, minha vida está no Irã", criticando assim os compromissos do governo em outras causas regionais em vez de abordar questões domésticas.

Nazar também relatou manifestações menores em Yazd (sul), Sharhud (norte) e Kashmar (nordeste).

"Não está muito claro quem são os organizadores destas manifestações, mas a maioria dos slogans eram contrários da Rohani", tuitou o redator-chefe do Nazar, Payam Parhiz.

A promessa de recuperação da economia, abalada pelas sanções internacionais e falhas de gestão, foi o centro da campanha presidencial de Rohani, reeleito em maio para um segundo mandato.

Apesar de conseguir reduzir a inflação a menos de 10% - durante o governo de seu antecessor, Mahmud Ahmadineyad chegava a 40% -, a taxa de desemprego continua alta, em 12%, segundo dados oficiais.