México defende seus pimentões na revisão de acordo com a Europa
México, 19 Jan 2018 (AFP) - Ao lado do mariachi e da tequila, o pimentão é quase um sinônimo de México. Agora, ele também é alvo da revisão do tratado de livre-comércio do país latino com a União Europeia.
Os produtores nacionais querem que a Europa reconheça a indicação geográfica de pimentões jalapeños enlatados, alongados, verdes e tradicionalamente cultivados no México. Eles garantem que produtos de outras regiões entram no mercado europeu fazendo se passar por mexicanos.
Eles também almejam o reconhecimento da indicação geográfica para o pimentão chipotle, que é defumado e, quando processado, fica com sabor doce.
"Estão entrando na Europa muitos pimentões turcos e asiáticos, que realmente têm qualidade mais baixa que o nosso e que também se apoiam na importância da comida mexicana", disse à AFP Jonas Murillo, chefe da Câmara da Indústria de Conservas Alimentares (Canainca), que reúne grandes empresas do setor, como Grupo Herdez e La Costeña.
Murillo disse que o primentão proveniente da Turquia não anuncia seu país de origem no rótulo. "Eles dizem que é jalapeño e colocam um sombreiro mexicano. Não dizem que é daqui, mas estão se apoiando em um prestígio que o México tem".
Ele apontou que se o reconhecimento da indicação geográfica fosse obtido, apenas os pimentões do México poderiam ser chamados de jalapeño ou chipotle. "Os que não forem mexicanos terão que ser chamados de outra forma".
O dirigente acrescentou que a defesa se concentra nesses dois tipos de pimentões das dezenas que são produzidos e consumidos no México porque eles têm o maior impacto nas vendas.
Dos pouco mais de 7 bilhões de pesos (cerca de 375 milhões de dólares) vendidos anualmente de pimentões em conserva, a maioria são jalapeño e chipotle.
Os produtores nacionais querem que a Europa reconheça a indicação geográfica de pimentões jalapeños enlatados, alongados, verdes e tradicionalamente cultivados no México. Eles garantem que produtos de outras regiões entram no mercado europeu fazendo se passar por mexicanos.
Eles também almejam o reconhecimento da indicação geográfica para o pimentão chipotle, que é defumado e, quando processado, fica com sabor doce.
"Estão entrando na Europa muitos pimentões turcos e asiáticos, que realmente têm qualidade mais baixa que o nosso e que também se apoiam na importância da comida mexicana", disse à AFP Jonas Murillo, chefe da Câmara da Indústria de Conservas Alimentares (Canainca), que reúne grandes empresas do setor, como Grupo Herdez e La Costeña.
Murillo disse que o primentão proveniente da Turquia não anuncia seu país de origem no rótulo. "Eles dizem que é jalapeño e colocam um sombreiro mexicano. Não dizem que é daqui, mas estão se apoiando em um prestígio que o México tem".
Ele apontou que se o reconhecimento da indicação geográfica fosse obtido, apenas os pimentões do México poderiam ser chamados de jalapeño ou chipotle. "Os que não forem mexicanos terão que ser chamados de outra forma".
O dirigente acrescentou que a defesa se concentra nesses dois tipos de pimentões das dezenas que são produzidos e consumidos no México porque eles têm o maior impacto nas vendas.
Dos pouco mais de 7 bilhões de pesos (cerca de 375 milhões de dólares) vendidos anualmente de pimentões em conserva, a maioria são jalapeño e chipotle.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.