IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed mantém taxa de juros americana e diz que inflação vai subir

31/01/2018 20h05

Washington, 31 Jan 2018 (AFP) - O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manteve a taxa de juros inalterada nesta quarta-feira (31), após sua primeira reunião de política monetária de 2018, mas disse que espera que a inflação suba neste ano, um indício de uma aceleração na alta dos juros no futuro.

O Fed, que tinha ampliado as taxas em quatro de ponto percentual em dezembro, manteve entre 1,25% e 1,50%, indicou uma nota do Comitê Monetário (FOMC).

As medidas de preços continuam abaixo da meta de 2% do banco central, mas o Fed disse que "a inflação em 12 meses deve subir neste ano".

A mudança de linguagem deve aumentar a expectativa de que o Fed aumente a taxa de juros mais que as três vezes esperadas para este ano.

Em dezembro, o comitê disse esperar que a inflação "continue um pouco abaixo de 2% no médio prazo".

A mudança de tom certamente vai reforçar a opinião entre especialistas de que o primeiro aumento de taxas de 2018 vai acontecer em março, na primeira reunião do FOMC sob direção de Jerome Powell, sucessor da primeira mulher presidente do banco central americano.

O debate vai ficar em torno de quantas alterações o banco central vai fazer neste ano, especialmente se a reforma fiscal aprovada em dezembro estimular a economia.

O FOMC destacou que a atividade econômica evoluiu em "ritmo sólido" e chamou atenção para o aumento de empregos robusto, bem como gos gastos de famílias e investimentos das empresas.

"Os diretores monetários pareciam um pouco mais otimistas que nos comunicados anteriores", revelou Omer Esiner, economista da Commonwealth Foreign Exchange.

Os membros do Comitê foram unânimes nesta votação, na última reunião do mandato da presidente Janet Yellen, de 71 anos, que deixa o cargo neste sábado.

A primeira mulher a comandar o Fed, uma democrata nomeada por Barack Obama, será substituída por Powell, um advogado e ex-banqueiro de 64 anos, escolhido pelo presidente Donald Trump.