IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump diz que laços com China estão 'melhores do que nunca'

23/02/2018 19h40

Washington, 23 Fev 2018 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, minimizou as rivalidades com a China nesta sexta-feira (23), quando assegurou que as relações nunca foram tão boas, embora tenha recordado que o tema do Comércio continua sendo um grande problema.

"Acho que nunca tivemos relações melhores com a China do que as de agora (...). Fora o fato de que esteve matando o nosso comércio durante muito tempo. Nos matando", declarou o presidente.

Trump se queixa frequentemente de que sua Presidência lidera as "melhores" relações com países como Austrália, Grã-Bretanha e China.

"A única coisa que pode se colocar no caminho é o Comércio. É tão parcial, tão desequilibrado", definiu antes de acusar seus antecessores.

"Os que estiveram por tantos anos nesta posição, exatamente onde estou agora, não deveriam ter permitido nunca que isso acontecesse. É muito injusto para os Estados Unidos", disse.

Trump também alardeou sua relação com o líder chinês: "Minha relação com o presidente Xi (Jinping) é extraordinária. É alguém que gosto muito. E acho que lhe agrado", assegurou.

"Dito isto, ele gosta da China e eu dos Estados Unidos (...). Mas por mais que eu goste e respeite o presidente Xi, temos que equilibrar a balança comercial. É demais", reclamou Trump.

O Departamento de Comércio americano recentemente recomendou impor tarifas pesadas à China e a outros países diante de um excesso global de aço e alumínio.

Pequim, por sua vez, advertiu que poderia retaliar se julgasse necessário.