IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BCE adverte para possível falência do banco letão ABLV

24/02/2018 11h33

Berlim, 24 Fev 2018 (AFP) - O Banco Central Europeu (BCE) declarou neste sábado "em estado de falência ou falência provável" o ABLV Bank, o terceiro maior banco da Letônia, que enfrenta uma situação muito difícil desde que Washington o acusou de lavagem de dinheiro.

O BCE decidiu na segunda-feira congelar os pagamentos ao ABLV, uma medida inédita por parte da instituição europeia para evitar uma hemorragia de fundos.

Neste sábado, o BCE declarou que o banco letão não é viável e explicou em um comunicado que o ABLV Bank não dispõe de liquidez suficiente.

Em consequência "provavelmente não estará em posição de pagar suas dívida e de resistir às retiradas em massa de depósitos" dos clientes quando acabar o congelamento e à espera de um hipotético plano de resgate do governo da Letônia.

O ABLV denuncia uma sabotagem e afirma que na semana passada adotou todas as medidas necessárias, incluindo a 1,36 bilhão de euros em seu caixa, para dar garantias ao BCE.

"Era suficiente para que o banco retomasse os pagamentos e cumprisse todos os compromissos com seus clientes, mas por motivos políticos não fomos autorizados", reagiu o grupo em um comunicado.

A situação financeira do ABLV Bank sofreu um duro golpe na semana passada, depois que o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos decidiu, em 13 de fevereiro, designar o banco letão como uma entidade "de importância primordial em termos de lavagem de dinheiro", envolvido em programas ilegais de desenvolvimento de armas na Coreia do Norte.

Depois da decisão, o banco letão foi cortado do sistema financeiro, o que ameaçava sua sobrevivência a curto prazo, apesar de ter uma cômoda situação financeira.

No fim de 2017, o banco tinha quase 1,7 bilhão de euros de liquidez, para um balanço total de EURZ3,6 bilhões.

bur-dar/LyS/sgf/pc/fp