Bolsas

Câmbio

Google investirá US$ 300 mi em projetos para apoiar mídia tradicional

Nova York, 21 Mar 2018 (AFP) - O Google anunciou nesta terça-feira uma série de projetos destinados a combater a informação falsa na internet e apoiar a mídia tradicional, com um investimento de 300 milhões de dólares em três anos.

Durante uma apresentação em Nova York, o gigante tecnológico, fortemente criticado por contribuir com a difusão de notícias falsas e com o desprestígio da mídia tradicional, apresentou uma série de projetos para "fortalecer a informação confiável e de qualidade" e ajudar esses veículos a conseguir assinaturas pagas.

Esses projetos representam "um compromisso financeiro para a indústria midiática de 300 milhões de dólares pelos próximos três anos", segundo o gerente de operações comerciais da Google, Philipp Schindler, que disse que "o futuro do Google e o futuro de seus veículos parceiros estão vinculados".

Entre os projetos apoiados pela empresa de Mountain View, está a criação de um "laboratório da desinformação", em associação com o instituto Shorenstein de Harvard, acompanhando a iniciativa "CrossCheck" testada na Europa para combater a desinformação durante as eleições francesas e britânicas.

Trata-se de "tentar codificar o que aprendemos", ao "combinar ferramentas técnicas e experiência editorial", com a ideia de colocar em prática durante as eleições americanas de novembro, informou Nicco Mele, diretor do Centro Shorenstein.

Enquanto Facebook está no olho do furacão por permitir que a companhia Cambridge Analytica usasse dados de milhões de usuários da rede social, Google quer se posicionar como um parceiro da mídia tradicional.

O Google - muitas vezes criticado por comprometer as receitas da imprensa ao disponibilizar conteúdo com acesso liberado na internet - apresentou vários projetos para aumentar as assinaturas pagas em sites de notícias.

O grupo reduzirá o processo de assinatura a dois cliques ou oferecerá aos sites ferramentas para otimizar sua proporção de conteúdos pagos e gratuitos, aumentando a taxa de conversão de visitantes ocasionais a assinantes.

Esses projetos são desenvolvidos em associação com aproximadamente 60 meios de comunicação, incluindo o jornal Washington Post e o Financial Times.

cat/tu/vog/gv/rsr/cc

GOOGLE

SCHINDLER HOLDING

Facebook

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos