IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mudanças em políticas comerciais dos EUA desafiam Fed

18/04/2018 19h26

Washington, 18 Abr 2018 (AFP) - As iniciativas do governo de Donald Trump em políticas comerciais e fiscais podem tornar "mais difícil" a missão do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), afirmou nesta quarta-feira (18) o presidente do Fed de Nova York, William Dudley.

"Ao aumentar a incerteza acerca das perspectivas econômicas, as mudanças em políticas fiscais e comercias poderiam fazer com o que o objetivo do Comitê Monetário seja mais difícil de alcançar nos próximos anos", disse Dudley em um discurso em Nova York.

O Banco Central americano caminha para uma normalização de sua política monetária com o aumento progressivo das taxas de juros - uma estratégia para controlar a inflação sem atrapalhar o crescimento.

Mas a guerra comercial iniciada por Trump "incrementa as incertezas", afirmou Dudley. Se os Estados Unidos forem bem sucedidos, a renegociação de acordos poderia "melhorar o acesso a mercados estrangeiros e proteger melhor a propriedade intelectual", o que dinamizaria a produtividade e o crescimento, apontou.

Contudo, os métodos de negociação "mais duros" de Trump "poderia levar a represálias e tarifas aduaneiras aqui e no exterior", disse, alertando para efeitos "muito negativos".