IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Washington diz esta pronta para negociar com a UE sobre subsídios à Airbus

28/05/2018 15h48

Genebra, 28 Mai 2018 (AFP) - Os Estados Unidos disseram, nesta segunda-feira (28) estarem prontos para negociar com a União Europeia (UE) para dar fim à disputa na Organização Mundial de Comércio (OMC) acerca de subsídios europeus a programas aeronáuticos da Airbus, que Washington considera ilegais.

"Nós estamos prontos para discutir com a UE e seus Estados-membros sobre a maneira como poderíamos regular as discordâncias entre as duas partes no que concerne às subvenções existentes incompatíveis com as regras da OMC e alcançar um acordo para que nenhuma das partes conceda novos subsídios incompatíveis", disse um representante americano na organização.

Contudo, acrescentou, "se for necessário, os Estados Unidos estão prontos para seguir em frente nos processos a fim de tomar medidas contra produtos da UE".

"Mas obviamente o que é necessário para resolver essa diferença não são novos processos na OMC, mas um desejo real de resolver essa disputa", concluiu.

A Airbus anunciou em 22 de maio, na semana passada, ter finalmente entrado em conformidade com o julgamento de 15 de maio da OMC sobre os empréstimos governamentais a alguns de seus programas aeronáuticos.

Segundo a Airbus, a empresa e os Estados-membros europeus da UE envolvidos (França, Alemanha, Espanha e Reino Unido) "aprovaram diversas emendas relativas aos empréstimos concedidos ao A380 e ao A350XWB".

O sistema de resolução de controvérsias da OMC afirmou, em um documento publicado em 15 de maio, que "a UE e alguns Estados-membros não estão em conformidade com as recomendações e decisões" do organismo, na disputa entre Bruxelas e Washington.