PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

ConocoPhillips e PDVSA fecham acordo de US$ 2 bi por expropriações

20/08/2018 21h51

Washington, 21 Ago 2018 (AFP) - A petrolífera americana ConocoPhillips anunciou nesta segunda-feira (20) que chegou a um acordo com a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) para que esta lhe pague aproximadamente 2 bilhões de dólares mais juros por expropriações de 2007, como decidiu um painel arbitral internacional.

A PDVSA reconheceu o laudo da Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês) e acordou realizar pagamentos iniciais por um total de aproximadamente 500 milhões de dólares em um período de 90 dias a partir da data da assinatura do acordo, disse ConocoPhillips em um comunicado.

O saldo será pago trimestralmente durante um período de quatro anos e meio, acrescentou.

Em troca, a ConocoPhillips se comprometeu a suspender suas ações legais de cumprimento da decisão da ICC, inclusive no Caribe holandês, onde há três meses havia começado a confiscar ativos da PDVSA.

A PDVSA qualificou de "frutífera" a negociação com a companhia americana e destacou que o acordo demonstra sua "firme vontade de alcançar soluções comerciais com seus credores".

O comunicado da estatal venezuelana cita um pagamento em torno de 1,8 bilhão de dólares.

A ConocoPhillips destacou que o acordo cumpre com todos os requisitos legais nos Estados Unidos, em particular os vinculados às sanções econômicas impostas pelo governo de Donald Trump à Venezuela.

CONOCOPHILLIPS